Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Ministério da Saúde confirma 621 casos de coronavírus no país

Município de Itajaí cria central telefônica com atendimento 24h
Data de inclusão: 19/03/2020 21:04

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (19) um novo balanço com os casos confirmados de coronavírus no país, que agora somam 621. Em Santa Catarina, segundo o órgão federal, 20 são os casos confirmados – nenhum em Itajaí. No Brasil, sobe para sete o número de mortos em decorrência do novo vírus. O Estado de Santa Catarina segue com o comércio restrito e com o transporte público paralisado.

>> Coronavírus: saiba o que pode ou não pode funcionar

O Ministério da Saúde confirma que há casos de transmissão comunitária do vírus no Sul do Estado de Santa Catarina, na região de Tubarão. Casos de transmissão comunitária são aqueles em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus. Até então, Santa Catarina só tinha registrado casos de transmissão local, que é aquele ocorrido com pessoas que viajaram ao exterior e foram infectadas, transmitindo o vírus para parentes ou amigos próximos.

Em Itajaí, o Decreto n° 11.873, de 19 de março de 2020, proibiu o acesso, trânsito e permanência de pessoas em praias, calçadões, praças, rios e pontos turísticos da cidade. A medida tem caráter emergencial e se justifica pela pandemia de coronavírus. A norma, válida até o dia 25 de março, será fiscalizada pela Polícia Militar e demais autoridades de segurança. O descumprimento das determinações pode acarretar em detenção de um mês a dois anos e multa.

Central telefônica 24h

A Secretaria de Saúde de Itajaí montou nesta quinta-feira uma central telefônica para esclarecer dúvidas e orientar a população sobre o coronavírus. O ALÔ SAÚDE ITAJAÍ iniciou os atendimentos no número 0800 642 5500 e ficará ativo 24 horas por dia. O objetivo é repassar orientações sobre a doença, locais de atendimento no município, o que fazer se apresentar sintomas, receber denúncias, entre outros.

A central telefônica fica junto à sede da Defesa Civil de Itajaí e conta com profissionais de saúde que foram capacitados para atendimento ao público. Ao todo, são cinco servidores de prontidão 24 horas por dia. O local tem comunicação direta com a Vigilância Epidemiológica para possível encaminhamento de pacientes aos serviços de saúde e coletas de exames de diagnóstico, sempre que necessário. As ligações, sem custo, podem ser feitas tanto de celular quanto de telefone fixo.

A Secretaria de Saúde também elaborou uma instrução normativa que estabelece medidas emergenciais para os próximos 15 dias para enfrentamento da pandemia de coronavírus (COVID-19). Entre as determinações estão a suspensão de férias e licença-prêmio concedidas ou agendadas aos servidores da secretaria, inclusive aquelas que já iniciaram, autorização de horas extras e realocação de profissionais para atendimento.

>> Leia todas as notícias sobre coronavírus em Itajaí

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí