Guarda Municipal faz rondas e auxilia em barreiras nas entradas da cidade

Data de inclusão: 19/03/2020 12:25

A Guarda Municipal de Itajaí segue nesta quinta-feira (19) com o trabalho de orientação e auxílio às demais forças de segurança no cumprimento do decreto estadual que determina o fechamento dos estabelecimentos comerciais de Santa Catarina. A medida é preventiva, diante da iminência de surto de surto do novo coronavírus (COVID-19).

> SAIBA MAIS:
Coronavírus: o que pode e o que não pode funcionar?
Leia todas as notícias sobre coronavírus

A exemplo do que já ocorreu nos últimos dias, os agentes fazem patrulhamento ostensivo em frente às unidades de saúde dos bairros, com o intuito de zelar pela segurança a ordem pública nesses locais.

Além do patrulhamento ostensivo, os agentes também estão presentes em duas barreiras montadas nas entradas do município: n avenida Adolfo Konder, em frente à sede da Defesa Civil, e na Reinaldo Schmithausen, próximo à rótula da empresa Klabin.

Segundo o coordenador da GM, Marco Antônio Otávio, essas barreiras iniciaram na noite de quarta-feira, se estenderam durante a madrugada e permanecerão 24h, por tempo indeterminado.

“A partir de hoje (quinta-feira), essas barreiras estão focadas no transporte público rodoviário. Conforme decreto estadual, os ônibus estão proibidos de circular, em razão da aglomeração de pessoas. Nossos agentes estão orientados a exigir que os passageiros desçam e busquem meios alternativos”, declarou o coordenador.

Os estabelecimentos comerciais também estão terminantemente proibidos de abrirem as portas, sob pena de medidas administrativas e penais. Desde quarta-feira (18), a Guarda Municipal auxilia as demais forças de segurança no cumprimento do decreto estadual. Segundo o coordenador da GM, apenas empresas que trabalham com gêneros alimentícios, medicamentos e postos de combustíveis poderão prestar serviços.

“A população pode e deve denunciar casos de comerciantes que estejam descumprindo tal determinação. O nosso número de emergência 153 e o 190 da Polícia Militar estão disponíveis e devem ser acionados nesses casos”, concluiu Marco Antônio Otávio.