Casos confirmados de coronavírus passam de 400 no Brasil

Por decreto, Santa Catarina paralisa transporte público e restringe comércio
Data de inclusão: 18/03/2020 20:59

Números divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde em todo o país, até às 19h desta quarta-feira (18), apontam 413 casos confirmados de pessoas infectadas com o novo coronavírus (COVID-19). O balanço oficial do Ministério da Saúde divulgado ontem, terça-feira (17), contabilizava 291 casos. O Governo de Santa Catarina informa que são 14 os casos confirmados no Estado – nenhum na cidade de Itajaí. Por decreto, está suspenso por sete dias o transporte público municipal, intermunicipal e interestadual em Santa Catarina.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Economia anunciou um auxílio mensal de R$ 200 para trabalhadores autônomos enquanto durar a crise do coronavírus. A medida busca garantir renda a profissionais que não têm rendimentos fixos e, em geral, não contribuem para a previdência. O órgão federal informou que uma Medida Provisória (MP) vai definir as regras para a seleção dos beneficiados e de que forma o benefício será pago.

Em Itajaí, o transporte público municipal será suspenso a partir da 0h desta quinta-feira (19). A medida cumpre a determinação do Decreto n° 515/2020 do Governo do Estado de Santa Catarina, que também suspendeu o transporte intermunicipal e interestadual. A paralisação vai até o dia 24 de março, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação acompanha a situação da pandemia de coronavírus para repassar novas orientações sobre o transporte coletivo à população itajaiense.

Vale ressaltar que tal determinação leva em consideração a situação de emergência no Estado e em Itajaí, sendo uma medida indispensável para minimizar as aglomerações de pessoas. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação determinou que a empresa concessionária do transporte público aloque um número mínimo de funcionários nos terminais para orientar os passageiros.

Comércio com restrições
O Município de Itajaí também passa a cumprir a determinação que proíbe o funcionamento de estabelecimentos comerciais, academias e restaurantes. Neste período de restrição, válido inicialmente pelos próximos sete dias, devem permanecer abertos apenas serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados, padarias, postos de combustível e distribuidoras de gás e água. As agências bancárias e lotéricas também estarão fechadas, permanecendo em funcionamento somente os caixas eletrônicos.

Também em cumprimento à determinação do Governo Estadual, associações religiosas, como igrejas católicas, evangélicas e demais denominações, terão que suspender missas, cultos e demais reuniões com público nos próximos 30 dias. Eventos culturais, políticos ou de outra natureza e porte, independentemente do número de pessoas, como confraternizações entre amigos, também estão proibidos.