Dia D de vacinação contra o Sarampo é neste sábado

Unidades de saúde abrirão das 8h às 17h
Data de inclusão: 14/02/2020 17:43

O Dia D de Vacinação contra o Sarampo será neste sábado (15). Durante o dia, todas as unidades de saúde abrirão das 8h às 17h para imunizar a população. A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 13 de março. Devem se vacinar pessoas com idade entre seis meses e 49 anos que nunca se imunizaram, conforme recomendação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE-SC).

Para tomar a vacina contra o sarampo é necessário ir até a unidade básica de saúde mais próxima com a caderneta de saúde ou documento de identidade. Pessoas com o esquema completo de doses não precisam tomar a vacina novamente. Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam ser vacinados.

Em Santa Catarina, 39 municípios já têm registro de casos de sarampo e a maior parte das pessoas infectadas tem entre 15 e 29 anos (73,6%). Entre 2019 e 2020, foram confirmados 319 casos da doença no Estado. Em Itajaí, nenhum caso foi registrado até o momento, mas a Secretaria de Saúde está reforçando a prevenção através da intensificação da vacinação.

Sala volante

Em Itajaí, quem não consegue se imunizar contra a doença em horário comercial tem a opção de fazer a vacina à noite no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. No complexo foi instalada uma sala de vacina volante junto ao Laboratório Municipal. O local funciona das 19h às 21h30, de segunda a sexta-feira.

Além da vacina do sarampo, a sala volante conta com outras imunizações para a população, como Febre Amarela, Tétano, Meningite C, Hepatite B, entre outras.

Doença grave

O sarampo é uma doença respiratória, extremamente contagiosa que pode causar complicações como pneumonia e encefalite e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

Os sintomas do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas pelo corpo. Ao apresentar os primeiros sintomas é importante que a pessoa procure uma unidade de saúde imediatamente para receber o tratamento adequado e interromper a transmissão do vírus.

Confira qual o esquema vacinal contra o sarampo:

- 06 meses de vida: dose zero
- 01 ano de idade: primeira dose