Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Porto de Itajaí fará nova manobra de teste na Bacia de Evolução

Segunda manobra especial será nesta terça (28), às 9h, com navio de 299 metros de comprimento
Data de inclusão: 27/01/2020 16:50

O Porto de Itajaí realiza nesta terça-feira (28) a segunda manobra especial de testes na nova Bacia de Evolução. O novo teste, programado para iniciar às 9h, será realizado com o navio “MSC Arica”, de 299 metros de comprimento e 48,2 metros de largura (boca). No momento da atividade, o canal de acesso ao porto será totalmente fechado, quando a travessia do Ferry Boat e da frota pesqueira será interrompida. A primeira manobra, realizada no dia 16 de janeiro, durou 1h40min. Desta vez, porém, quando a embarcação passar pelo terminal do Ferry Boat a travessia já será retomada.

O navio MSC Arica, de bandeira da Libéria, que já está atracado no complexo portuário, vai desatracar por volta das nove horas desta terça-feira, quando será rebocado de ré até o local do teste na Nova Bacia. Como na primeira manobra, realizada com êxito, a embarcação fará um giro de 180º e seguirá seu destino marítimo até o porto de Paranaguá (PR). Após a conclusão da primeira etapa de obras, a Bacia de Evolução passa a contemplar 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade.

Em área terrestre, no lado de Itajaí, agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) novamente vão monitorar o trânsito nas vias próximas ao Ferry Boat. Inspetores da Guarda Portuária também acompanharão os trabalhos, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança a todos os envolvidos no teste. Em caso de mal tempo ou com condições climáticas que não favoreçam tal atividade, toda a manobra será cancelada e uma nova data será informada ao público.

Sucesso no primeiro teste

Realizada com grande êxito, a primeira manobra de testes na nova Bacia de Evolução, ocorrida no dia 16 de janeiro, foi considerada um marco para a história de Itajaí. Na ocasião, a inédita manobra de ré foi feita com o navio “Valor”, de 300 metros de comprimento. O teste traz ao Porto de Itajaí a confirmação de que o terminal estará apto a receber embarcações ainda maiores, de até 336 metros.

Após complexas obras de dragagens, finalizadas graças aos investimentos do Município de Itajaí, o novo acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí é uma área de manobras para as embarcações que acessam o terminal portuário. A bacia de evolução, como é conhecida, é onde o navio faz um giro de 180 graus, já no Rio Itajaí-Açu. Esse movimento poderá ser executado antes da atracação ou quando a embarcação deixar o porto, de ré, como vem sendo feito nesses primeiros testes.

____________________
Informações adicionais:

Porto de Itajaí
(47) 3341 8000

Imagens relacionadas

Porto de Itajaí fará nova manobra de teste na Bacia de Evolução
Porto de Itajaí fará nova manobra de teste na Bacia de Evolução
Porto de Itajaí fará nova manobra de teste na Bacia de Evolução
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí