Município de Itajaí acolhe famílias estrangeiras na véspera de Natal

22 imigrantes estão abrigados no Centro POP
Data de inclusão: 24/12/2019 17:50

Final feliz para 22 imigrantes venezuelanos nesta véspera de Natal (24). O Município de Itajaí acolheu quatro famílias estrangeiras que desembarcaram no fim de semana em Santa Catarina e buscavam um porto seguro. Os imigrantes de origem indígena estão no Centro de Referência Especializado da Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro POP), no bairro Cidade Nova.

Os venezuelanos desembarcaram domingo em Itajaí, quando a Secretaria Municipal de Assistência Social prestou os primeiros atendimentos com fornecimento de refeições e abrigo. Na segunda-feira (23), o grupo se deslocou para Florianópolis por conta própria. Diante das incertezas quanto ao destino deles, o Município de Itajaí se solidarizou e optou por assumir a acolhida dos indígenas.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, foi até a Capital nesta terça-feira (24) para conversar pessoalmente com o grupo e compreender quais eram os anseios deles. “Em Itajaí, o ser humano está em primeiro lugar. Nós acolhemos pessoas de todos as partes. Por isso, não iriamos deixar de acolher também esses estrangeiros. Vamos oferecer um abrigo adequado nesses próximos dias e, juntamente com outras secretarias, iremos definir quais as medidas poderemos adotar em favor deles”, afirma Morastoni.

O grupo formado por sete adultos e 15 crianças chegou a Itajaí por volta das 17h desta terça-feira, em uma van da prefeitura. No Centro POP, eles foram recepcionados com alimentação e uma ceia de Natal será servida à noite. “Algumas dessas pessoas já estão há anos perambulando pelo Brasil, de uma cidade para outra, e agora, se assim desejarem, vão encontrar um porto seguro em Itajaí. É um ato humanitário e vamos auxiliar em tudo o que estiver ao nosso alcance”, finaliza o prefeito Volnei Morastoni.

Município de Itajaí acolhe famílias estrangeiras na véspera de Natal