Porto de Itajaí e Univali realizam 2º Seminário Relação Porto e Cidade

Evento apresentou os projetos desenvolvidos para compensar e diminuir impactos ambientais causados pela atividade portuária no município
Data de inclusão: 19/12/2019 17:21

A Superintendência do Porto de Itajaí e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizaram nesta terça-feira (17) a segunda edição do Seminário Relação Porto e Cidade. O evento discute a relação entre a atividade portuária e o município, além de apresentar à comunidade os projetos desenvolvidos para compensar e diminuir os impactos causados por essas atividades no terminal portuário.

Participaram do seminário representantes da Capitania dos Portos de Santa Catarina, da Marinha do Brasil, órgãos ligados à proteção e defesa do meio ambiente, pesquisadores, vereadores e líderes de entidades de classe do setor. O prefeito municipal de Itajaí, Volnei Morastoni, juntamente com alguns secretários, também compareceu ao evento.

“Nosso porto está localizado na região central da cidade. Não é possível chegar até o terminal sem acessar a intimidade da população. Por isso, pensar e discutir esse relacionamento entre cidade e porto é fundamental para que possamos trazer mais desenvolvimento, principalmente por meio dessa combinação poderosa que o rio e o mar nos proporcionam”, enfatizou o prefeito durante discurso, na abertura do seminário.

No período matutino, foram apresentados pelos representantes do porto e da Prefeitura de Itajaí os projetos de expansão do terminal, informações sobre a nova bacia de evolução e as alterações na mobilidade urbana que deverão ser realizadas no próximo ano.

Na parte da tarde, pesquisadores da Univali apresentaram ao público presente o programa de monitoramento ambiental, que é desenvolvido por meio de uma parceria técnico-científica entre a universidade e a superintendência. O projeto busca atender as exigências legais dos órgãos ambientais e monitora os impactos causados pela atividade portuária, além das medidas de compensação que podem ser tomadas para reduzir esse impacto.

Porto de Itajaí e Univali realizam 2º Seminário Relação Porto e Cidade