Município de Itajaí realiza mobilização contra o Aedes aegypti

Ações de combate iniciam na segunda-feira (18) e seguem até terça (26)
Data de inclusão: 14/11/2019 18:24

A campanha #ItajaíContraDengue começa na próxima segunda-feira (18) com uma grande mobilização no município. A ação vai envolver escolas, unidades de saúde e comunidade até sábado (23), quando será realizado o Dia D de combate ao Aedes aegypti. O objetivo da ação, realizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, é reforçar a conscientização sobre os cuidados com o mosquito para reduzir o número de casos da doença durante o verão.

A abertura da campanha ocorre na segunda (18), a partir das 13h30, com um workshop sobre zoonoses para agentes de endemias do município. O curso ocorre na Faculdade CNEC. Já na terça-feira (19), a Secretaria de Saúde estará na Câmara de Vereadores para divulgar as ações de combate realizadas na cidade.

Na quinta-feira (21), o Programa de Controle da Dengue promove um mutirão para eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus no Cemitério da Fazenda, a partir das 8h30. No sábado (23), agentes de endemias participam do Dia D de combate ao Aedes aegypti com distribuição de informativos em blitze nos bairros Cordeiros, São Vicente, Centro e São Judas. A ação acontece das 9h às 11h30.

Além disso, durante toda semana, profissionais da Gerência de Controle de Zoonoses também vão ministrar palestras educativas para alunos da Escola Básica Avelino Werner, no bairro São Judas. A unidade foi escolhida por conta da concentração de casos de dengue no bairro: foram sete registrados no entorno da escola.

O trabalho de conscientização dos alunos encerra na sexta-feira (22) com diversas ações, como o projeto Casa sem Dengue, teatro de fantoches e jogos educativos. A mobilização finaliza na terça-feira (26) com o II Seminário de Arboviroses (Febre amarela e Dengue), destinado aos profissionais de saúde da rede municipal e da região.

Confira a programação completa da campanha:

Segunda-feira (18):
Workshop para agentes de endemias | Conteúdo: aplicação de UBV, direção defensiva, tratamento antirrábico, entomologia e escorpiões
Local: Faculdade CNEC (Av. Adolfo Konder, 2000, São Vicente)
Horário: 13h30
Palestrantes: Daniel Mello, técnico agrícola da DIVE; Rosinei Laverde, instrutor de trânsito; Gisele Rocha Braga, enfermeira da Gerência de Controle de Zoonoses de Itajaí; Neusa Eli Regis, do Laboratório Municipal de Itajaí; Beatriz Fernanda Chinchilla Cartagena e Nereu Gomes da Silva, da DIVE/SC; e Edimar Garcia, biólogo da Secretaria de Saúde de Itajaí.

Terça (19), Quarta (20) e Quinta-feira (21):
Educação em Saúde | Conteúdo: combate ao Aedes aegypti
Local: Escola Básica Avelino Werner
Horário: matutino e vespertino
Palestrantes: equipe da Gerência de Controle de Zoonoses, Nara Silveira, Elaine Pessoa e Cátia Medeiros.

Quinta-feira (21):
Mutirão para eliminação de criadouros do Aedes aegypti
Local: Cemitério da Fazenda
Horário: a partir das 8h30

Sexta-feira (22):
Mobilização na escola | Conteúdo: Casa sem Dengue, paródia, teatro de fantoches e jogos educativos
Local: Escola Básica Avelino Werner

Sábado (23):
Dia D de combate à dengue | Blitz educativa
Locais: Semáforos nos bairros Cordeiros, São Vicente, Centro e São Judas.
Horário: 9h às 11h30

Terça-feira (26):
II Seminário de Arboviroses (Febre amarela e Dengue) | Público-alvo: Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Médicos da rede municipal
Horário: 13h30 às 17h30
Local: auditório da Secretaria de Educação de Itajaí
Palestrantes: Marise Mattos, médica infectologista da DIVE/SC, e Renata Gatti, bióloga da DIVE/SC.

Município de Itajaí realiza mobilização contra o Aedes aegypti