Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

33ª Marejada encerra com recorde de público

Estimativa é de mais de 230 mil visitantes durante os 13 dias do evento
Data de inclusão: 20/10/2019 21:54

A Marejada 2019 encerrou neste domingo (20) com gosto de quero mais. Foram 13 dias de programação com muita música, gastronomia, diversão, acessibilidade e sustentabilidade. A 33ª edição registrou recorde de público: mais de 235 mil pessoas visitaram o evento – em torno de 27 mil a mais em relação à 2018 e o melhor resultado dos últimos 10 anos. Para o próximo ano, a maior festa do pescado do Brasil já tem data marcada, de 6 a 18 de outubro.

> Leia mais notícias sobre a Marejada

“A Marejada se reafirma como uma opção de qualidade entre as festas de outubro em Santa Catarina, destacando as particularidades de Itajaí na cultura e gastronomia. Tivemos muito cuidado e respeito para tornar a festa acessível para todos e inovamos retirando o plástico descartável da festa. Quem esteve aqui nestes 13 dias com certeza saiu impactado com a experiência e estes diferenciais”, afirma o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva.

O dia de maior movimento foi o sábado (19) quando a festa recebeu 42.378 pessoas. Até a data, mais de 195 mil tinham passado pela Marejada. Com o público deste domingo (20), a festa atingiu um total de 235.432 visitantes. Para o secretário de Turismo, neste ano a população permaneceu mais tempo no evento aproveitando as atrações e o ambiente.

“A Marejada proporcionou um entretenimento familiar, tranquilo, seguro e limpo. Não tivemos nenhuma ocorrência durante o evento”, pontua Neiva. “Para 2020 faremos uma festa ainda melhor com novidades na cenografia, na acessibilidade e espaços para crianças”, completa.

Diferenciais

Primeiro evento de entretenimento do país sem plástico descartável, a 33ª Marejada inovou ao adotar embalagens recicláveis e talheres de madeira na área gastronômica. Também colabora com o meio ambiente usando copos ecológicos e distribuindo água gratuitamente para eliminar o uso de garrafas plásticas.

As ações sustentáveis ainda evitaram o descarte de mais de 142 mil copos, o que garantiu um evento extremamente limpo e organizado. A Central de Resíduos Sólidos ainda separou os materiais coletados entre orgânicos, rejeitos e recicláveis para a destinação correta. A medida também permitirá que os resíduos sejam reaproveitados pela indústria local como matéria-prima.

A 33ª Marejada de Itajaí também é o primeiro evento de entretenimento de Santa Catarina a garantir acessibilidade plena para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. A festa disponibilizou balcão de acessibilidade, intérpretes de LIBRAS, cardápios em audiodescrição, auxílio para deficientes intelectuais, cadeiras de rodas e mesa tátil para cegos, além de toda acessibilidade na estrutura física para assegurar a segurança dos visitantes, como banheiros acessíveis e estacionamento.

“A Marejada evolui a cada ano. Em 2019, conseguimos entregar um evento acessível, sustentável e cultural muito bem organizado, consolidando a festa no calendário de outubro e atraindo milhares de turistas para nossa cidade, além de reforçar o amor dos itajaienses por essa festa”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni.

Risoto vence o concurso gastronômico

O público pôde escolher ainda os seus pratos preferidos no 1º Concurso Gastronômico da Marejada. Neste domingo (20), foi anunciado o campeão da votação popular: o risoto de filé mignon com queijo coalho do restaurante Chef Ricardo com 2.019 votos (57%). Em segundo lugar, ficou o mix de grelhados do mar do Bokerão Dupera com 1.298 votos (39%). Ao todo, foram contabilizados 3.542 votos no site oficial da festa.

Ainda na gastronomia, até sábado (19), foram vendidos mais de 42 mil pratos. Entre os preferidos do público estão a sardinha na brasa, com mais de 19 mil pratos vendidos, e o bolinho de bacalhau, com mais de 15 mil unidades comercializadas. O consumo de chope na festa também bateu recorde, foram vendidos mais de 47 mil litros. 

Confira a cobertura fotográfica completa da Marejada 2019.

Imagens relacionadas

33ª Marejada encerra com recorde de público
33ª Marejada encerra com recorde de público
33ª Marejada encerra com recorde de público
33ª Marejada encerra com recorde de público
33ª Marejada encerra com recorde de público
33ª Marejada encerra com recorde de público
33ª Marejada encerra com recorde de público
33ª Marejada encerra com recorde de público
33ª Marejada encerra com recorde de público
33ª Marejada encerra com recorde de público
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí