Horta fitoterápica é construída no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Instituto Cidade Sustentável e Secretaria de Agricultura realizaram a atividade
Data de inclusão: 03/10/2019 14:53

O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (Cepics) recebeu uma nova horta para cultivo de plantas fitoterápicas. Cinco canteiros foram construídos, entre quarta (2) e quinta-feira (3), pela equipe do Viveiro Municipal de Mudas Nativas do Instituto Cidade Sustentável (ICS). A Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana apoiou a iniciativa com a doação de mudas.

> Leia mais notícias sobre Meio Ambiente

As espécies de mudas semeadas foram capim limão, cidró (calmante), fel de índio, boldo (dor no estômago), hortelã, melissa, menta (chá), ora pro nobis, espinheira santa, babosa, guaco, orégano, alecrim, cebolinha, salsinha, manjericão, poejo, losna, sálvia, anis e funcho.

A construção da horta estimula a produção de alimentos saudáveis e os cuidados com a saúde. De acordo com o Instituto, o plantio de mudas é de importância ecológica, paisagística e também torna-se uma ferramenta para educação ambiental.

O Cepics foi inaugurado em 2008 e oferece gratuitamente a comunidade atendimentos de homeopatia, acupuntura, auriculoterapia, terapias comunitárias e grupos terapêuticos. Conta também com assistências nas áreas de Neonatologia, Cardiopediatria, Psicologia, Fisioterapia, Fisioterapia Domiciliar, Nutrição e Gastropediatria. O Centro fica localizado na rua Rubens de Almeida, s/nº, Centro, ao lado do Crescem. Telefone: (47) 3908-6027.

Para mais informações, agendamentos de visitas e plantios, basta entrar em contato com o Viveiro Municipal de Mudas Nativas.

Instituto Cidade Sustentável (Viveiro Municipal)