Pesquisa aponta Itajaí como uma das cidades mais desenvolvidas do país

Ranking foi divulgado pela Urban Systems e mostra crescimento do município a cada ano
Data de inclusão: 20/09/2019 15:32

O Município de Itajaí se destaca entre cidades de todo o país com maior potencial de desenvolvimento. O levantamento é da Connected Smart Cities da Urban Systems que posiciona Itajaí como a melhor cidade de Santa Catarina em urbanismo (24ª no ranking nacional), 5ª melhor do Brasil em governança e 16ª cidade mais inteligente.

Itajaí saltou 15 posições em um ano e ocupa a vigésima posição geral de cidades mais desenvolvidas. “Itajaí é uma cidade em movimento. As iniciativas do poder público e os índices impulsionam nossa economia para avanços cada vez maiores. Os resultados divulgados no ranking são observados nas ruas em obras, nos empreendimentos aqui instalados, na qualidade de vida e na satisfação das pessoas em viver aqui”, avalia o prefeito Volnei Morastoni.

Criado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencialidade em desenvolvimento no Brasil, o ranking Connected Smart Cities da Urban Systems observa os indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. Os municípios são avaliados de acordo com 11 setores, dentre o maior destaque de Itajaí é Governança.

“O índice de governança comprova a inserção do governo em todas as camadas da sociedade ao transformar os cidadãos em agentes de transformação e tomadores de decisões, por meio das reuniões nas comunidades, o Programa Prefeito nos Bairros e as oficinas do Planejamento Estratégico”, afirma Morastoni.

Quinto melhor município em governança do Brasil, Itajaí é considerada referência em transparência do município, participação social, nível de desenvolvimento municipal e nível de formação do gestor da cidade.

"Nós despontamos como um município de grande relevância e agora já colhemos os resultados. Temos um projeto de governo com planejamento co-criativo que envolve as pessoas. Um planejamento estratégico executável e com a participação de mais de cinco mil lideranças. Este é um novo modelo de gestão, capitaneado pelo prefeito, mas com responsabilidade e trabalho intenso de muitas pessoas”, comenta o coordenador do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí, Alcides Volpato.

Outros setores em que Itajaí se destacou no ranqueamento das Cidades Inteligentes são Urbanismo, 24ª cidade do Brasil e melhor de Santa Catarina, Segurança (30º), Mobilidade e Acessibilidade (46º), Economia (60º), Saúde (62º), Tecnologia e Inovação (72º) e Empreendedorismo (89º).

Pesquisa aponta Itajaí como uma das cidades mais desenvolvidas do país