Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Fundação Genésio Miranda Lins promove palestra sobre educação patrimonial

Evento será realizado na terça-feira (24), em Balneário Camboriú
Data de inclusão: 18/09/2019 16:42

O projeto Memória e Identidade abordará a importância da memória para formação dos acervos históricos na próxima terça-feira (24), às 19h30. Uma palestra centralizada no tema ocorrerá em Balneário Camboriú, no Teatro Municipal Bruno Nitz (rua 300, esquina com a Avenida Central, Centro). A iniciativa gratuita da Fundação Genésio Miranda Lins será ministrada pela historiadora e gestora do Museu Histórico de Itajaí Evelise Moraes Ribas.

Com objetivo de estimular ações formativas para o setor, a parceria de cooperação técnica entre a Fundação e o Instituto Nacional do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN/SC) foi aprovada no final de 2018. O planejamento e as ações do projeto iniciaram em 2019, com envolvimento do Colegiado de Gestores de Cultura da AMFRI e Universidade do Vale do Itajaí (Univali - Curso de História).

O evento foi elaborado para contribuir com a educação patrimonial aos trabalhadores da cultura, educadores e gestores culturais. Também visa articular iniciativas entre instituições que atuam com o patrimônio histórico na região, sob coordenação da Fundação Genésio Miranda Lins. Desta forma, possibilita a formação de profissionais da área.

A parceria já proporcionou encontros em Itajaí, Balneário Piçarras e Bombinhas para fortalecer a Rede Patrimônio Cultural Santa Catarina na região.

Sobre a Rede

A Rede Patrimônio Cultural Santa Catarina busca proporcionar o processo pedagógico continuado, no qual se exercite a atuação em grupo, planejamento em médio prazo, encadeamento de ações não pontuais de educação patrimonial e fortalecimento da visão sistêmica da preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

A parceria entre o IPHAN e os integrantes da Rede foi formalizada, em 2018, por meio de Chamamento Público e assinatura de Acordos de Cooperação Técnica, não orçamentários, com vigência de dois anos. As ações da Rede Patrimônio Cultural Santa Catarina abrangem: reuniões técnicas; palestras; seminários e oficinas relacionadas com a educação patrimonial formal e não-formal.

Em Itajaí, a Rede atua em duas frentes: educação formal, com mini curso e oficina para professores; e educação não-formal, com seminário e palestras para a comunidade de Itajaí e municípios do entorno.

24 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)

.: Palestra "A importância da memória na formação de acervos históricos"
Local: Teatro Bruno Nitz (rua 300, esquina com a Avenida Central, Centro de Balneário Camboriú)
Horário: 19h30


___
Informações adicionais:

Fundação Genésio Miranda Lins
(47) 3349-7573

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí