Capacitação de Promoção da Igualdade Racial reúne gestores municipais

Evento contou com a presença da secretária nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial
Data de inclusão: 29/08/2019 17:41

Gestores municipais, conselheiros e representantes da sociedade tiveram a oportunidade de aprender mais sobre igualdade racial. A capacitação acerca do tema foi realizada na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e reuniu 33 inscritos, na quarta (28) e quinta-feira (29). O evento foi apoiado pela Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e contou com a presença de Sandra Terena, secretária nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial.

“Buscamos sensibilizar e dar ferramentas para que os gestores consigam trabalhar a igualdade racial de uma forma mais técnica e objetiva, visando a elaboração de projetos que estimulem a política pública de igualdade racial”, pontua Sandra Terena.

O curso abordou sobre a elaboração do Plano Municipal de Igualdade Racial, realização de projetos para a execução de políticas públicas e captação de recursos financeiros. A Secretaria Nacional realiza a capacitação em vários estados do Brasil, com o objetivo de dialogar com prefeitos, governadores e demais cargos governamentais para fortalecer a pauta. O objetivo é de que as cidades possam aplicar os conceitos em outras esferas, com saúde, educação e segurança.

Christiane Stuart, secretária municipal de Promoção da Cidadania, destaca que a educação dos jovens auxiliará em novas atitudes na sociedade itajaiense. “A proposta foi elaborada para que o governo tivesse um olhar diferenciado na igualdade racial, principalmente na questão do empreendedorismo”, comenta.

“Primeiro é feito o diagnóstico para ver entender como Itajaí promove a igualdade racial. Depois tratamos das questões mais amplas vinculadas à questão racial no e, no final, tentamos e entender como o município pode promover a igualdade”, explica o doutor em Ciência Política e ministrante Felipe Fontana, sobre as etapas da capacitação.

Secretaria de Promoção da Cidadania

Capacitação de Promoção da Igualdade Racial reúne gestores municipais