Missa em Ação de Graças celebra agricultura como produtora de vida

Liturgia também homenageou agricultores e agricultoras de Itajaí
Data de inclusão: 28/07/2019 12:51

Um momento de fé e devoção para celebrar a agricultura como produtora de alimentos para a vida. Esse foi o clima da missa de Ação de Graças celebrada na manhã deste domingo (28), no Parque Municipal do Agricultor. A tradicional liturgia homenageia agricultores e agricultoras de Itajaí e rende graças a Deus pelo trabalho de todo o ano e seus frutos.

No início da missa, o padre Iseldo Scherer se colocou como “filho de colonos celebrando para colonos”. O sacerdote lembrou de suas origens e elogiou a organização da festa. “Ontem estive aqui e vi muitas coisas boas e bonitas”, disse. Na homilia Scherer destacou a origem de muito trabalho dos antepassados dos agricultores e sua forte ligação com a fé.

> Leia mais sobre a 36ª Festa Nacional do Colono.

O secretário de Agricultura e Expansão Urbana César Reinhart agradeceu a presença de todos no final da celebração. “Foi para todas as pessoas, mas em especial para os senhores agricultores e a senhoras agricultoras que fazemos esta festa”, concluiu.

A missa contou com a presença de líderes rurais e das comunidades católicas das 18 regiões do interior de Itajaí e também do prefeito Volnei Morastoni, secretários, vereadores e outras autoridades.

Na bênção final da missa, padre Iseldo abençoou as hortaliças, frutos, ferramentas, sementes e mudas nativas ofertadas durante a celebração. A missa de ação de graças lembra as liturgias primitivas de celebração da colheita e agradecimentos às divindades pelos frutos da terra e do trabalho do homem e mulher do campo.

Missa em Ação de Graças celebra agricultura como produtora de vida