Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Diminui procura pela vacina da febre amarela em Itajaí

Vigilância Epidemiológica alerta para a importância de atingir 95% da cobertura vacinal
Data de inclusão: 16/07/2019 15:42

Após dois meses de boa procura pela vacinação contra febre amarela, Itajaí registrou uma redução de mais de 60% durante o mês de junho. No período foram aplicadas 3.032 doses, bem aquém das 9.650 feitas em maio e das mais de 20 mil aplicações realizadas em abril. O Município está com 79,84% de cobertura vacinal contra a doença, porém a Vigilância Epidemiológica reforça a importância de pelo menos 95% da população estar imunizada.

> Leia mais notícias sobre Saúde

“Santa Catarina já registrou a morte de duas pessoas por febre amarela e teve registro de três macacos mortos. O vírus está circulando pelo Estado e para ficarmos seguros contra a doença precisamos alcançar a meta de vacinação. Quem ainda não se imunizou deve procurar uma unidade de saúde”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Greyce Mayer.

Itajaí precisa imunizar um total de 169.923 pessoas contra a febre amarela. Até o momento, 135.669 fizeram a vacina e faltam outras 34 mil pessoas serem imunizadas. Todas as unidades básicas de saúde do município continuam ofertando a vacina contra a doença gratuitamente.

Pessoas com mais de nove meses de idade e até 59 anos, que ainda não foram vacinadas, devem procurar a unidade mais próxima para se imunizar contra a doença. Uma dose é suficiente para proteger por toda a vida. No caso de gestantes e idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica para a vacinação. Para se vacinar basta apresentar o documento de identificação ou a carteira de vacinação.

Já em caso de sintomas da doença, como início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza, a orientação é procurar atendimento imediato em uma unidade de saúde.

Febre amarela em SC

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas de matas e urbana. A única forma de se proteger é por meio da vacinação. Até agora, o estado atingiu 74,15% da cobertura vacinação.

No começo de abril, a Dive/SC confirmou a primeira morte de macaco por febre amarela no estado. O macaco (bugio) foi encontrado morto no dia 20 de março em uma área de mata no município de Garuva, no Norte do estado. Já o registro do segundo macaco morto pela doença aconteceu em junho, em Pirabeiraba, em Joinville. E o terceiro foi no município de Indaial, no Vale do Itajaí, o macaco da espécie bugio morreu no dia 31 de maio.

A morte de macacos indica que o vírus da febre amarela está circulando em Santa Catarina. Os macacos, assim como os humanos, são picados pelo mosquito que transmite a doença e adoecem. Os casos de morte destes animais devem ser comunicados à Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3249-5571.

_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5509

Imagens relacionadas

Diminui procura pela vacina da febre amarela em Itajaí
Diminui procura pela vacina da febre amarela em Itajaí
Diminui procura pela vacina da febre amarela em Itajaí
Diminui procura pela vacina da febre amarela em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí