Obras de esgoto em Cordeiros alcançam marca de 50%

Data de inclusão: 15/07/2019 18:25

O Semasa já executou metade do contrato atual das obras de implantação da rede coletora de esgoto no bairro Cordeiros. Para isso, a empresa que presta serviços para a autarquia passou por 31 ruas, no decorrer de cinco meses. Até o momento, mais de 3,6 mil metros de canos foram empregados para levar saneamento básico para o maior bairro de Itajaí. Já foram gastos neste empreendimento R$ 4,4 milhões, financiados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ainda restam R$ 4,2 milhões para a conclusão das três bacias previstas nesta etapa.

Bacias são divisões feitas nos bairros com base no relevo da localidade. A separação é feita dessa forma porque as tubulações de esgoto dependem de uma inclinação específica para conduzirem os efluentes até as estações elevatórias. No contrato atual para o bairro Cordeiros, também está prevista a construção de três elevatórias. Estas unidades serão instaladas nos pontos mais baixos de cada bacia. Elas auxiliam no bombeamento de efluentes até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Cidade Nova. O investimento nestas edificações é de R$ 808 mil.

Para o diretor de saneamento da autarquia, Victor Silvestre, muito já foi feito, entretanto a compreensão da comunidade continua sendo fundamental para o enfrentamento dos desafios diários: “a população do Bairro Cordeiros tem apoiado muito estas obras pois, apesar dos transtornos, naturais neste tipo de obra, os benefícios para a qualidade de nossos rios e mares, e consequentemente para o povo de Itajaí, serão eternos”.

Nesta semana, as obras estarão divididas em três frentes de trabalho atuando simultaneamente em diferentes ruas entre os dias 15 e 19 julho. A construção da rede será feita nas ruas Paraíba, São Cristóvão, Gustavo Bernadt, Feliciano Henrique dos Santos, Eredes Serpa, Odílio Garcia e avenida Mário Uriarte. O calçamento será nas ruas Piauí, Marechal Cândido Rondon, João Olavo dos Santos, Mário Reis e Ceará. Já a repavimentação será na rua Eredes Serpa e nas avenidas Guanabara e Brasília.

A autarquia pede a compreensão da população durante o período de obras. No decorrer da semana, haverá a movimentação de máquinas e funcionários e isso pode alterar a rotina dos moradores dos dois bairros. O Diretor Geral do Semasa, Osvaldo Gern, relembra que “o incômodo é passageiro e o benefício é duradouro”.