Nova Unidade de Saúde do Parque do Agricultor é inaugurada e amplia atendimento às comunidades rurais

Em torno de 3,5 mil moradores da Baía, Paciência e Km 12 serão atendidos no local
Data de inclusão: 27/06/2019 10:30

O Município de Itajaí inaugurou na quarta-feira (26) à noite a Unidade Básica de Saúde do Parque do Agricultor. O novo posto é uma reivindicação antiga das comunidades rurais da Baía, Paciência e Km 12 e vai facilitar o acesso dos moradores aos serviços de saúde. O atendimento ao público começou nesta quinta (27), às 8h.

"Após 21 anos da inauguração da Unidade de Saúde da Itaipava estamos abrindo uma nova unidade para atender a essa região. Esse posto vai trabalhar exclusivamente com a atenção primária, que é essencial para a população, e será modelo no acesso avançado de atendimento. Isso demonstra nosso compromisso com a comunidade e a responsabilidade de promover melhorias na Saúde do município", destacou a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.

Com 268m², a unidade de saúde vai atender aproximadamente 3,5 mil moradores das localidades do interior. A UBS fica localizada em uma área cedida dentro do Parque do Agricultor a pedido da Associação de Moradores. O local foi todo reformado e adaptado pela Secretaria de Saúde para começar a funcionar.

A estrutura da unidade de saúde conta com três consultórios, farmácia e salas para vacina, nebulização, enfermagem, coordenação, triagem, curativo e para os agentes comunitários de saúde. O espaço tem ainda recepção, cozinha e banheiros. Em breve, a área total será ampliada para 283,36 m², contando também com sala de expurgo, depósito de materiais e banheiro para servidores.

Além de toda infraestrutura necessária para ampliar o acesso da comunidade aos serviços, a nova unidade de saúde do Parque do Agricultor terá profissionais atendendo diariamente, de segunda a sexta-feira. A equipe, que foi apresentada ao público na quarta-feira, já atendia as comunidades na UBS Itaipava, mas agora ficará mais próxima dos moradores.

O posto terá médico da Estratégia Saúde da Família, enfermeira, três técnicos de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde, atendente de balcão e auxiliar de serviços gerais. Outra novidade é que a nova unidade de saúde é a primeira do município com total acessibilidade, contando com placas em braile, piso e mapa tátil, além de acesso facilitado para cadeirantes.

“A Unidade de Saúde do Parque do Agricultor é uma demanda que está na pauta da associação de moradores desde 2010. Para nós é uma conquista importante e que irá facilitar o acesso dos moradores aos serviços de saúde”, comenta a presidente da Associação de Moradores do Km 12, Flávia Cristina Faita Sehn.

O atendimento à população já começou nesta quinta-feira (27). O horário de funcionamento da unidade do Parque do Agricultor é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Mais melhorias na Saúde

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, também comentou durante o evento que está foi a primeira de uma série de unidades de saúde que serão abertas para beneficiar as comunidades do interior e melhorar o acesso à saúde no município.

"Também serão beneficiadas as localidades de São Pedro, Campeche e São Roque, além do loteamento residencial São Francisco de Assis. Em breve vamos assinar a ordem de serviço para ampliação da Unidade do Rio Bonito e da construção da Unidade do Bambuzal, bem como inaugurar a nova Unidade de Saúde da Fazenda", ressaltou o prefeito.