Trânsito deverá ser liberado até terça à noite no cruzamento das ruas Aleixo Maba e José Pereira Liberato

Drenagem faz parte da reurbanização da via garantida pelo financiamento internacional
Data de inclusão: 08/04/2019 16:18

Com a melhora no tempo, a Secretaria Municipal de Obras retomará a ampliação da drenagem na rua Aleixo Maba nesta terça-feira (09). A expectativa é que o cruzamento com a rua José Pereira Liberato esteja liberado para o trânsito de veículos até o início da noite, caso os trabalhos ocorram dentro do programado. Mesmo com as chuvas, o Semasa trabalhou na rede de abastecimento nesta segunda (08).

A obra no local iniciou no sábado (06) com a colocação de tubos de drenagem de 80 centímetros de diâmetro. A expectativa era liberar o trânsito ainda no domingo, mas as chuvas dos últimos dias deixaram o solo muito úmido e inseguro para a continuação das escavações.

O deslocamento na rua Expedicionário Aleixo Maba permanece em pista única no sentido bairro/centro. Na rua José Pereira Liberato a mudança é na última quadra, no cruzamento com a Aleixo Maba. Agentes da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) estarão no local para orientar os condutores e controlar o fluxo.

“Pedimos a compreensão da comunidade, pois essa é uma obra muito importante que vai transformar a mobilidade no acesso ao bairro Cordeiros. Quem puder se reprogramar e não passar por esse trecho da José Pereira Liberato, ganhará tempo nos seus deslocamentos”, destaca o secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Como fica o trânsito
Esse trecho em obras marca o encontro de importantes bairros da nossa cidade e uma característica é o intenso fluxo de veículos. Por isso, inclusive, a necessidade das intervenções para melhorar a mobilidade no local. A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) reordenou o fluxo e agentes estarão no local durante todo o dia para orientar os motoristas.

O condutor que estiver na rua José Pereira Liberato em direção à Aleixo Maba será obrigado a entrar à direita na rua Albino Gugelmim para acessar a avenida Irineu Bornhausen (Caninana) e a rua Blumenau. A rua Albino Gugelmim será mão única em direção à Caninana.

Quem vem pela avenida Doutor Reinaldo Schmithausen poderá entrar na David Adão Schmitt normalmente ou seguir pela Aleixo Maba em direção à Caninana. Mas quem está na Barra do Rio e quer ir em direção à rua Aleixo Maba será obrigado a entrar na rua Marcos Castellain em direção à José Pereira Liberato, onde seguirá até a rua Albino Gulgemim.

Quanto aos caminhões que costumam trafegar pela José Pereira Liberato, a orientação é que não utilizem esta via e sigam pela avenida Adolfo Konder.

“Deixaremos os semáforos da rua Davi Adão Schmitt com a Aleixo Maba intermitentes, bem como o semáforo da esquina da Caninana com a Albino Gulgemim. Nossos agentes estarão o tempo todo controlando o trânsito para minimizar os impactos dessa obra no dia a dia da população”, reforça o coordenador de trânsito, Robson Allan Costa.

Conheça a obra
A transformação da rua Expedicionário Aleixo Maba prevê a reurbanização da via com duas pistas para automóveis nos dois sentidos, ciclovia, calçadas e iluminação, além de drenagem pluvial.

O valor licitado é de R$ 1,8 milhão, mas de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação o total dos investimentos da prefeitura com desapropriações, ampliação da drenagem e iluminação pública será de mais de R$ 4 milhões.

Financiamento internacional
O financiamento internacional responsável por custear a obra faz parte do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável. Ele garante 28 diferentes obras e desapropriações em 17 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Santa Regina, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Murta, Baía, Campeche, Bambuzal e Fazenda receberão as transformações.