Mercado do Peixe receberá exposição sustentável até maio

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico apoia a ação
Data de inclusão: 03/04/2019 11:52

Transformar lixo em arte. Esta é a proposta da Transmutare, exposição coletiva de arte sustentável que está na 4ª edição e pela primeira vez em Itajaí. O público poderá conferir a mostra a partir da próxima terça-feira (09), às 10h, no Mercado do Peixe. Obras de pintura, escultura, objetos e ilustrações integram a atração gratuita. A iniciativa é apoiada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Pesca.

Serão trinta dias de exposição no espaço público, até o dia 09 de maio (quinta-feira). O horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 14h às 16h. Monitores estarão presentes para realizar visitas guiadas.

A Transmutare surgiu durante a passagem da Volvo Ocean Race por Itajaí, em 2018. A organizadora Dani Sousa adquiriu uma nova ideia de entender o lixo a partir da experiência no Globo (The Globe), cúpula 3D em que era exibido um vídeo sobre a problemática do plástico no mar. “Foram mais de 25 minutos em que eu e minha família ficamos fascinados com aqueles bravos aventureiros e chocados com o que encontraram nos mares”, relata.

A exposição Transmutare tem a participação de artistas regionais e promove contribuições para a sociedade a respeito do consumo consciente e reflexões sobre problemas atuais, como o lixo nos mares. O projeto é uma realização da Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes (Anacla).

_________
Informações adicionais: