Entenda como funcionará o 8º Juntos Pelo Rio

Orientações aos voluntários e embarcações participantes da limpeza do rio Itajaí-Açu
Data de inclusão: 21/03/2019 12:40

Responsabilidade com a saúde e com o meio ambiente. A 8ª edição do Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti será neste sábado (23) e pretende reunir cerca de mil voluntários. A abertura oficial será no salão anexo ao Centreventos, às 8h. As inscrições online seguem até sexta-feira (22).

A distribuição dos kits de limpeza, novas inscrições, entrega do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário e o café da manhã para os participantes será, a partir das 7h30, no salão anexo onde foi o Festival de Botecos (entrada pela avenida Carlos Ely Castro, em frente à Marina). Em caso de chuva, o evento será transferido.

É recomendado o uso do protetor solar, usar calça preta, sapatos fechados e evitar o uso de acessórios. Para não gerar resíduo plástico, vale levar uma garrafinha ou copos para beber água.

Os voluntários com embarcações devem comparecer à palestra da Marinha do Brasil sobre segurança e orientações, às 8h. É necessário enviar a documentação necessária no e-mail da inscrição e também entregar uma cópia no dia do evento. Além do documento, seguro do veículo e documento do piloto, as embarcações devem portar coletes salva-vidas de acordo com a capacidade de tripulantes.

Inscrições

Os interessados podem efetuar o cadastro online neste link para garantir o certificado de horas complementares. Ao terminar a inscrição, devem imprimir o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário para entregar no dia do evento e comprovar a participação na ação. As inscrições para voluntariar-se na ação de limpeza do Rio Itajaí-Açu também podem ser realizadas pessoalmente no dia do evento. Os certificados de horas estarão disponíveis no mesmo site 10 dias após o evento e são válidos apenas para as inscrições online.

Pessoas com embarcações de pequeno, médio ou grande porte também podem participar e devem se inscrever pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (47) 3341-8065, na Gerência Meio Ambiente do Porto de Itajaí até sexta-feira (22). Barcos ou jet skis que estejam com a documentação em dia serão aceitos e o piloto precisa ter habilitação específica.

Oficinas para crianças e blitz educativa

Duas oficinas lúdicas serão oferecidas durante a programação do Juntos pelo Rio: a de educação ambiental com uma equipe da Univali e outra sobre prevenção contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças, com a Secretaria Municipal Saúde. As oficinas serão realizadas na Marina e são destinadas às crianças que participarão junto dos pais. Não é necessário fazer inscrição.

O Programa de Controle da Dengue, da Secretaria de Saúde, também estará engajado no mutirão. No dia do evento, 60 agentes de endemias realizarão uma blitz educativa para reforçar a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti na avenida Ministro Victor Konder (Beira-rio), além de contribuir nos trabalhos de limpeza.

Pontos de limpeza

Por água, a limpeza focará no Rio Itajaí-Açu (margem Itajaí e Navegantes), baía Afonso Wippel e rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente). As embarcações com voluntários sairão com coletes salva-vidas e os kits de limpeza da Marina Itajaí. Cada embarcação atuará em um perímetro específico e não serão permitidos menores de 18 anos nas embarcações.

Atingido o limite de capacidade, as embarcações farão o despejo do lixo recolhido no ferry boat. Neste ponto ocorrerá a segregação com a equipe da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), voluntários, caçambas e ponto de apoio para reposição de material nos barcos (luvas e sacos de lixo).

Por terra, os pontos serão na avenida Beira-rio, Molhes da Barra e Praia da Atalaia. Os resíduos serão depositados em caçambas nestes locais. Haverá a pesagem, destinação do resíduo não reciclável ao aterro sanitário e o encaminhamento do resíduo reciclável à cooperativa.

Saúde e Sustentabilidade

Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, com o apoio de instituições públicas e privadas, o evento é alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março) e surgiu em 2012 durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race por Itajaí. Desde então é realizado anualmente pelo município, agrega voluntários a cada edição e se consolida no alcance regional. Outros municípios, como Navegantes e Penha, também já aderiram à ação.

Em 2018, Itajaí assinou a Carta Compromisso de Mares Limpos, durante a Volvo Ocean Race, e se tornou a primeira cidade brasileira a abraçar a causa. O documento firma parceria com Organização das Nações Unidas (ONU) e prevê ações para redução do lixo marinho e conscientização da população.

O evento contará ainda com o monitoramento da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de todos os participantes.

Entenda como funcionará o 8º Juntos Pelo Rio