Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Público já pode se inscrever no mutirão do 8º Juntos Pelo Rio

Ação de limpeza do rio Itajaí-Açu ocorrerá no dia 23 de março
Data de inclusão: 07/03/2019 17:35

O mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti está com inscrições abertas para a participação da comunidade. Os interessados podem efetuar o cadastro online neste link para garantir a presença. A 8ª edição ocorrerá no dia 23 de março (sábado) e busca alcançar mil voluntários na ação de limpeza do Rio Itajaí-Açu.

Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, com o apoio de instituições públicas e privadas, o mutirão quer ampliar o próprio alcance, que no ano passado reuniu 800 pessoas e recolheu mais de 10 toneladas de resíduos.

Pessoas com embarcações de pequeno, médio ou grande porte também podem participar e devem se inscrever pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (47) 3341-8065, na Gerência Meio Ambiente do Porto de Itajaí. Barcos ou jet skis que estejam com a documentação em dia serão aceitos e o piloto precisa ter habilitação específica.

O evento contará ainda com o monitoramento da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de todos os participantes.

Saúde e Sustentabilidade

O evento, alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março), surgiu em 2012 durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race por Itajaí. Desde então é realizado anualmente pelo município, agrega voluntários a cada edição e se consolida no alcance regional. Outros municípios, como Navegantes e Penha, também já aderiram à ação.

Desde 2016, a Secretaria de Saúde de Itajaí se uniu ao mutirão para reforçar o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por meio de blitze educativas. Ao todo, já foram recolhidas mais de 85 toneladas de resíduos em sete edições.

Em 2018, Itajaí assinou a Carta Compromisso de Mares Limpos, durante a Volvo Ocean Race, e se tornou a primeira cidade brasileira a abraçar a causa. O documento firma parceria com Organização das Nações Unidas (ONU) e prevê ações para redução do lixo marinho e conscientização da população.

____________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Comunicação de Itajaí
(47) 3341-6082

Porto de Itajaí
(47) 3341-8000

Semasa
(47) 3344-9008

Imagens relacionadas

Público já pode se inscrever no mutirão do 8º Juntos Pelo Rio
Público já pode se inscrever no mutirão do 8º Juntos Pelo Rio
Público já pode se inscrever no mutirão do 8º Juntos Pelo Rio
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí