Nota de Esclarecimento

Data de inclusão: 25/02/2019 10:54

O Município de Itajaí, de forma transparente e ética, vem a público esclarecer e repudiar as informações mentirosas e distorcidas gravadas em vídeo pelo vereador Robison Coelho (PSDB), com relação à reforma administrativa realizada pela administração pública.

Após a administração municipal cortar 252 cargos comissionados no início deste mês, o vereador Robison decidiu atacar gestor e gestão pública de forma irresponsável, imoral e caluniosa. Em vídeo veiculado nas redes sociais, o parlamentar, de forma mentirosa, distorce dados e informações na tentativa de colocar a população contra o prefeito e Prefeitura de Itajaí.

Robison diz que a administração municipal promove “fake news”, quando na verdade o vereador é quem falta com a verdade. Até 31 de janeiro de 2019, o Município de Itajaí tinha 890 cargos comissionados criados por lei. A partir de 1º de fevereiro de 2019 passou a contar com 638 cargos comissionados. Esta é a verdade que parece difícil do vereador Robison Coelho aceitar: foram cortados, sim, 252 cargos em comissão.

Ao fazer contas mirabolantes e enganar a população com uma falsa fiscalização, o vereador mente e inventa o número 11, alegando que este seria o verdadeiro número de cargos comissionados cortados.

O Município de Itajaí sempre zelou pela transparência e não foi diferente ao iniciar a reforma administrativa. Realizou, inclusive, reuniões com vereadores para esclarecer as medidas que seriam tomadas.

Os estudos resultaram no corte de 10 secretarias e de 252 cargos comissionados, além de redução de salários. Cada um desses cargos deixou de existir. Todas as pessoas que ocupavam esses cargos foram exoneradas.

Na Secretaria de Educação foi adotada medida para valorizar os profissionais de carreira: cargos que antes podiam ser de livre indicação política, agora são ocupados obrigatoriamente por servidores concursados. Trata-se de 182 cargos hoje exclusivos de efetivos desempenhando função de confiança.

Função de confiança para profissional de carreira não é cargo comissionado, mas o vereador Robison Coelho tenta enganar o povo do contrário.

A verdade que a administração municipal sempre divulgou é esta: 252 cargos comissionados foram sim extintos e 182 funções de confiança para efetivos foram criadas.

O resultado desta reforma administrativa são quase R$ 12 milhões poupados ao ano apenas com o enxugamento de comissionados, secretarias e salários.

Município de Itajaí.