Ação contra a dengue é realizada em terminal de pesca

Orientação aos pescadores foi nesta quarta-feira
Data de inclusão: 23/01/2019 15:35

O maior porto pesqueiro do País também se preocupa com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Na manhã desta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, por meio da Sala de Situação, realizou uma ação para combater focos de dengue em terminais e barcos de pesca.

Nesta quarta, a empresa JS Pescados, da Barra do Rio, recebeu os profissionais da prefeitura. Durante a ação foram entregues folhetos sobre os cuidados básicos de saúde para mais uma temporada de pesca.

“Essas ações mostram o compromisso do governo com o bem estar físico, mental e social dos trabalhadores do mar. São mais de três mil pescadores trabalhando a bordo das embarcações pesqueiras”, ressalta o diretor de pesca, Nilson José de Borba.

COMO EVITAR

A fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos nas paredes de recipientes que tenham ou que possam acumular água parada. O clima quente e úmido fornece as condições ideais para proliferação. Cada pessoa deve ficar atenta e eliminar os criadouros potenciais em suas casas.

Confira as dicas:

- Mantenha as calhas para água da chuva desentupidas
- Mantenha a caixa d'água com a tampa completamente vedada
- Retire a água acumulada na laje
- Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidro utilizadas em cima dos muros
- Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva
- Lave os potes de comida e de água dos animais com escova, uma vez por semana, no mínimo
- Lave semanalmente, com escova, a parte interna dos tanques utilizados para armazenar água
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda
- Plantas como bromélias devem ser evitadas porque acumulam água
- Troque, semanalmente, a água dos vasos com plantas aquáticas e lave a parte interna do vaso com escova
- Trate a água de piscinas com cloro e limpe-as uma vez por semana. Utilizar uma capa como cobertura não impede os focos do mosquito.

Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura

Secretaria de Saúde de Itajaí