Município de Itajaí prepara iluminação de Natal

Quase 30 pessoas trabalham montagem e recuperação das luzes natalinas desde agosto
Data de inclusão: 06/11/2018 09:16

Enquanto os primeiros pontos de decoração para o Natal são instalados em Itajaí, cerca de 20 pessoas trabalham na Secretaria de Obras e Serviços Municipais na confecção de novos enfeites. O trabalho de montagem, recuperação e colocação das luzes natalinas iniciou em agosto e envolve quase 30 pessoas. Neste ano, a iluminação ganhará cores mais vibrantes e efeitos de movimento. Além disso, a praça Arno Bauer receberá um teto de luz que cobrirá todo o espaço entre o Museu Histórico a da Casa da Cultura.

Outra novidade deste Natal serão os arcos decorativos das ruas Tijucas e Hercílio Luz. Eles serão removidos depois das festas para não obstruir a visão em dois dos mais famosos cartões postais da cidade e reduzir a poluição visual.

O secretário de Obras Márcio José Gonçalves, o Dedé, explica sobre a preocupação com a segurança. “Retiramos todos os arcos de decoração das ruas para restauração. Eles estavam com quase 10 anos de uso e nunca foram retirados para esse serviço”. Os arcos decorativos, recolhidos em maio, receberam pintura e galvanização (revestimento de proteção). “É importante destacar que não é um serviço de 15 dias. É um trabalho que leva meses e é feito manualmente aqui na Secretaria de Obras”, afirma Dedé.

Apresentações natalinas e iluminação em toda a cidade
Serão mais de 50 pontos de decoração, entre ruas avenidas, praças, igrejas e portais. “Nosso diferencial em comparação com outros municípios é que Itajaí distribui a decoração natalina nos bairros da cidade. Teremos iluminação nas igrejas, praças e até nas comunidades rurais”, explica o secretário sobre a valorização das comunidades. Confira abaixo a lista de locais que receberão as luzes de Natal.

O Natal Encanto, evento natalino do Município de Itajaí, acontecerá entre os dias 8 e 21 de dezembro. A partir das 20h30, o espetáculo iniciará com o cortejo do papai Noel com saída da antiga sede da Fundação Cultural. Na sequência seguirão as apresentações de patinação, corais, túnel de luz e projeção mapeada. A festa será todos os dias, exceto nas segundas-feiras, de 10 e 17 de dezembro.

Espaços contemplados com decoração natalina:
- Ruas Tijucas, Hercílio Luz, Estefano José Vanolli, Sete de Setembro, Nilson Edson dos Santos, Gil Stein Ferreira, José Bonifácio Malburg, Samuel Heusi, Pedro Ferreira, XV de Novembro, Felipe Schmidt, Indaial e Pedro Rangel.
- Avenidas Ministro Victor Konder, Joca Brandão, Marcos Konder, Governador Adolfo Konder e Osvaldo Reis.
- Morro da Cruz, Centro Integrado de Saúde, Mercado Público e portais de entrada da cidade.
- Praça Genésio Miranda Lins, Governador Irineu Bornhausen, Vidal Ramos, Elizabete Maria Malburg, Santos Dumont, da Alegria, Marechal Rondon, Doutro Celso Pereira da Silva e Parque Náutico Odílio Garcia.
- Igrejas e capelas.
Secretaria de Obras e Serviços Municipais