Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí realiza ações de prevenção contra sífilis

Durante esta semana, Vigilância Epidemiológica reforça orientações
Data de inclusão: 16/10/2018 18:24

Uma doença da idade média voltou a preocupar profissionais de saúde de Itajaí: a sífilis tem feito cada vez mais casos na cidade, principalmente entre jovens e gestantes. Para reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce da infecção sexualmente transmissível, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí realiza ações nesta semana, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis (20).

> Leia mais notícias sobre Saúde

Desde segunda-feira (15), a equipe da Gerência de IST/AIDS/HV tem orientado a população sobre os sintomas e as formas de prevenção da doença, que tem cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as unidades de saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) intensificaram a oferta de testes rápidos para diagnóstico e estão reforçando os cuidados sobre a doença.

Neste sábado (20), a população também pode aproveitar para fazer a testagem e aconselhamento nas unidades de saúde, que estarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h para o Dia D da campanha Outubro Rosa. A intenção é ampliar a oferta de testes para que mais pessoas possam ter acesso e, em caso de resultado positivo, fazer o devido tratamento.

Números preocupam

Em 2018, já foram registrados 389 casos de sífilis em adultos, enquanto em 2017 os números fecharam em 578 pacientes com a doença. Já o comparativo entre gestantes apresentou piora neste ano, subindo de 94 casos em todo o ano passado para 120 até o momento. Os dados de sífilis congênita, quando a mãe passa a doença para o bebê durante a gestação ou no parto, também preocupam a Secretaria de Saúde do município. Em 2018 já foram registrados 12 casos; no ano anterior esse número encerrou em 20.

“Em relação às gestantes, temos muitos casos em que a mulher faz o tratamento, mas volta a infectar com a doença, porque o parceiro não tratou ou porque não usou preservativo. Isso é muito perigoso, porque a sífilis pode causar aborto espontâneo, parto prematuro, má formação do feto, surdez, cegueira, alterações mentais, ósseas, cardiovasculares e até mesmo a morte ao nascer”, relata a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Ávila.

Sandra alerta ainda que os casos de sífilis podem atingir todas as faixas etárias e classes sociais. “No município, percebemos que jovens e universitários estão sendo mais afetados pela doença. Por ser uma doença que muitas vezes não apresenta sintomas, ela aparentemente some sozinha e volta anos depois. Às vezes a pessoa desconhece e não procura diagnóstico, em outros casos se descuida e não usa preservativo nas relações sexuais”, explica.

O que é a sífilis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Inicialmente, seus sintomas podem passar despercebidos, porém com o avançar dos anos a doença pode comprometer vários órgãos.

O sintoma inicial da doença é uma ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha. Na sífilis secundária podem surgir manchas pelo corpo e na fase terciária, anos após a infecção, o paciente pode apresentar lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

O uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.

_________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500 

Imagens relacionadas

Município de Itajaí realiza ações de prevenção contra sífilis
Município de Itajaí realiza ações de prevenção contra sífilis
Município de Itajaí realiza ações de prevenção contra sífilis
Município de Itajaí realiza ações de prevenção contra sífilis
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí