Saúde e Educação traçam estratégias para ampliar cobertura vacinal

Objetivo é ter 95% ou mais de crianças imunizadas contra a poliomielite e o sarampo
Data de inclusão: 20/08/2018 17:33

Para ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo em Itajaí, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação se reuniram nesta segunda-feira (20) para traçar estratégias conjuntas. Além dos atendimentos nas unidades básicas de saúde, as imunizações também serão levadas aos pequenos nas creches da rede municipal de ensino, das 17h às 19h.

> Leia mais notícias sobre Saúde

O objetivo é que as equipes disponibilizem a vacinação em creches onde a cobertura da campanha ainda está abaixo do esperado. “Definimos esse horário no fim do dia porque é quando os pais buscam os filhos nas creches e poderemos ter a autorização para fazer as vacinas da campanha”, explica Arizolete dos Santos, assessora do gabinete do Secretário de Saúde de Itajaí.

Também participaram da reunião a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, a secretária de Educação, o secretário adjunto de Educação e a responsável pela Educação Infantil do município.

Além da ação nas creches, a Secretaria de Saúde continua com a busca de ativa de crianças, com identificação de onde moram os pequenos para vacinação e conscientização dos pais.

Quatro mil crianças ainda precisam se vacinar

O público-alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo são crianças de um ano a menores de cinco anos. Todas as 11.142 crianças do município devem ser imunizadas, mesmo aquelas que já tenham tomado as vacinas anteriormente. Crianças maiores, jovens e adultos que não tenham se vacinado anteriormente também devem atualizar a caderneta de vacinação.

Até sábado, Itajaí aplicou 7.232 doses contra a poliomielite e 7.061 doses contra o sarampo no município, totalizando aproximadamente 64% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. A campanha segue até 31 de agosto.

“A vacinação é muito importante para que não tenhamos a reintrodução dos vírus da pólio e do sarampo no Estado. Pedimos a compreensão e a colaboração dos pais e responsáveis para que levem seus filhos a uma unidade de saúde. O artigo 14º do Estatuto da Criança e do Adolescente também reforça que é obrigação dos pais imunizar os filhos, garantindo assim sua saúde e proteção, além de ser um ato de amor”, afirma o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina.

__________________________
Informações adicionais: