Quase 400 voluntários participam da Itajaí Stopover

Pessoas da região e de outras partes do país se inscreveram para o evento
Data de inclusão: 18/04/2018 16:28

Em 2015, na segunda passagem da Volvo Ocean Race em Itajaí, a itajaiense Mariele Soares participou do evento internacional como voluntária da Univali. Hoje com 20 anos e no terceiro período de design de moda da instituição, ela está novamente na Fórmula 1 dos Mares em busca de novas experiências. Mariele e outros voluntários exercem uma função importante para o funcionamento da Itajaí Stopover.

Ao todo, 387 voluntários auxiliam o público que visita a Vila da Regata nos 18 dias de parada no Brasil. “Grande parte da nossa equipe é composta por universitários de Itajaí e pelos fanáticos da vela. Muitos voluntários do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba estão presentes, além de estrangeiros”, comenta Cynthia Christine Ebert, responsável pelo núcleo de línguas da Univali. Cynthia e Ana Cláudia, da área de gestão de eventos, são as coordenadoras do voluntariado.

Para participar da Volvo Ocean Race na área voluntária, 811 pessoas se inscreveram e passaram por um processo de capacitação. Um teste de inglês avançado e palestras sobre a regata, atendimento ao consumidor e resiliência foram aplicados para que os interessados ficassem aptos ao trabalho. Após esta etapa, o quadro de funcionários foi concluído um mês antes da cerimônia de abertura. São cerca de 2600 turnos de trabalho durante o evento.

Martine Grael responde perguntas das crianças na Vila da Regata
Município de Itajaí inicia elaboração do Plano Municipal de Turismo

Parceria
O Instituto Crescer é parceiro da Univali em conjunto com a Prefeitura de Itajaí. Os alunos da organização sem fins lucrativos participam desde o primeiro dia e recebem elogios por parte dos envolvidos. “Os jovens estão muito ativos na Itajaí Stopover e se doam ao máximo aqui. Se deixar, eles excedem a escala de turnos e ficam o dia inteiro”, destaca Augusto Cesar Ferreira da Silva, professor no Instituto. “Sair da sala de aula aproxima não só a relação acadêmica, mas também aprofunda a relação pessoal”, complementa.

Segundo Mariele, a principal recordação que vai levar da Volvo Ocean Race é a de felicidade durante o voluntariado. “Pude conversar com um velejador português sobre a rotina em alto-mar e essa interação não tem preço”, afirma. Ruan Carlos, aluno do Instituto Crescer de 17 anos, diz que essa experiência estará gravada para sempre na memória. “Vale muito a pena estar presente de alguma forma na Volvo. Essa experiência diferente vai agregar muito na minha bagagem pessoal”, diz.

Desde 2012
Os organizadores da competição afirmam que desde a primeira passagem do evento pela cidade catarinense, em 2012, a equipe local tem impressionado positivamente com uma postura madura.

“Os voluntários de Itajaí possuem uma responsabilidade acima da média e levam isso como trabalho de verdade. Eles têm uma boa comunicação com o povo e estão sempre com um sorriso no rosto. Até aqui, foram os melhores voluntários da regata”, pontua Hans Hofstra, coordenador do programa de voluntários da Volvo Ocean Race.

Os voluntários vão ficar à disposição para ajudar os visitantes até o dia 22 de abril, data que marca a largada para a próxima perna da competição em Newport, nos Estados Unidos.

Banco de imagens

> Confira a cobertura fotográfica completa da Volvo Ocean Race Itajaí