Draga chinesa é apresentada em Itajaí

Embarcação será responsável por restabelecer os 14 metros de profundidade do Rio Itajaí-Açu
Data de inclusão: 08/05/2017 14:56

A draga chinesa Xin Hai Niu ancorou na manhã desta segunda-feira (08) no Píer Turístico de Itajaí Guilherme Asseburg para apresentar a estrutura do navio e tripulação. A cerimônia reuniu o Prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, o Vice-Governador de Santa Catarina Eduardo Moreira, o superintendente do Porto de Itajaí Marcelo Salles, bem como autoridades militares, vereadores e secretariado das prefeituras de Itajaí e Navegantes, o reitor da Univali Mario Cesar dos Santos e o gerente da ADR Edson Renato Dias.

A draga irá desassorear o canal do Rio Itajaí-Açu para restabelecer a profundidade de 14 metros prejudicada desde setembro de 2015 devido às fortes chuvas no período. A dragagem ocorrerá nos próximos quatro meses e está orçada em R$ 38.811.334,37, em recursos liberados em janeiro pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil em compromisso assumido pelo Ministro Maurício Quintella na visita ao Porto de Itajaí.

Serão dragados cerca de quatro milhões de metros cúbicos de entulhos para que se recuperem os 3 metros de profundidade no rio. Os trabalhos afetam diretamente a atracação de navios no Complexo Portuário de Itajaí ao possibilitar que os navios que aqui já atracam transportem maior volume de carga além da atracação de navios maiores. A obra também beneficia na prevenção de cheias, já que o Rio Itajaí-Açu é o responsável pela vazão das águas em toda bacia.

“Estamos esperando desde setembro e outubro de 2015 para dispor dessa dragagem de recuperação. Ela é de vital importância para todo o nosso complexo, de nosso Porto Público e para os demais terminais”, destacou o Prefeito Volnei Morastoni. “E ainda precisamos garantir junto às esferas federal e estadual uma draga de manutenção da profundidade e outra que estenda os trabalhos até os terminais na extensão do rio.”, completou.

O vice-governador de Santa Catarina Eduardo Moreira avaliou a importância da dragagem em virtude do potencial do município. “Itajaí é hoje um dos carros que puxa o desenvolvimento de nosso estado”. Para o superintendente do Porto de Itajaí, o engenheiro Marcelo Salles a dragagem visa “garantir a condição de operacionalidade de nosso porto como continuidade de nosso trabalho”.

Para o engenheiro Pedro Gabriel Villaça “a DTA Engenharia se orgulha de ser a responsável por essa obra, de suma importância para a infraestrutura nacional.” A draga Xin Hai Niu pertence a empresa China Communications Construction Company Limited - CCCC Shangai Dredging Co. Ltda contratada pela DTA ENGENHARIA, empresa responsável pelo contrato com o Governo Federal. A embarcação possui 134,4 metros de comprimento, 28 metros de largura e 6,5 metros de calado, foi construída em 2009 e já opera em Itajaí desde 27 de abril.

Porto de Itajaí
Luciano Sens (Assessor de Comunicação)

Draga chinesa é apresentada em Itajaí