Centro de Inovação deve ser entregue até novembro

Data de inclusão: 03/03/2017 17:45

Já se começa a vislumbrar o desenvolvimento econômico que será proporcionado pelo Centro de Inovação, em construção no bairro Itaipava, em Itajaí. O prefeito Volnei Morastoni vistoriou a obra na tarde desta sexta-feira (03) para garantir a conclusão dos trabalhos. Um novo prazo foi anunciado pela empresa responsável, Implantest Construtora: novembro de 2017. O investimento na ordem dos R$ 7,5 milhões é uma parceria do Governo do Estado com o Município de Itajaí.

A iniciativa faz parte do programa Inova SC do Governo do Estado que mapeou regiões estratégicas de Santa Catarina para construção de Centros de Inovação. No local, empreendedores terão todo o suporte de ciência, tecnologia e inovação para a criação de novos negócios, geração de emprego e intensificação da pesquisa científica e tecnológica. O objetivo é conectar instituições de ensino, empresas e poder público, atuando como disseminador da cultura da inovação.

Em Itajaí, o empreendimento transformará a Itaipava em um novo núcleo de desenvolvimento econômico. O valor total da obra é de R$ 7.783.626,40, sendo o investimento do Estado de R$ 7.555.473,52 e a contrapartida do Município de Itajaí de R$ 227.787,00, referente ao terreno.

O empreendimento de quatro mil metros quadrados de área construída, conta com térreo, mezanino e mais quatro pavimentos para receber incubadoras e aceleradoras de empresas, laboratórios de ponta, espaço para orientação aos empreendedores, centro de pesquisa e desenvolvimento, além de um centro de treinamento.

Através da Itajaí Participações, será dado início ao processo de captação de investidores. “Itajaí vai se destacar em todo o estado com este Centro de Inovação. Da parte do município, vamos dar atenção máxima para que esta obra se conclua o quanto antes”, afirma Volnei Morastoni.

Nova data

Durante a vistoria, que contou com a presença do arquiteto responsável pela obra da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Otaviano Eduardo Pamplona, o representante da construtora Implantest alegou que a obra, prevista para ser entregue em junho deste ano atrasou por conta da falta de repasses do governo do Estado e também mudanças no projeto.

“Se as medições não atrasarem, nem o repasse de verbas, vamos entregar a obra até novembro”, garante o empresário Carlos Alberto Lovemberger.

A obra está 42% concluída. Além da estrutura, será realizada toda a infraestrutura ao longo de um quilômetro de estrada de terra que liga a rodovia Antônio Heil ao Centro de Inovação.

A execução da obra é fiscalizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e conta com o apoio da Itajaí Participações.

Secretaria Municipal de Urbanismo
Rodrigo Lamim (Secretário)

Itajaí Participações
Flávio Furtado (Diretor de Operações)