Itajaí é um dos municípios com melhor avaliação no Ranking Nacional da Transparência

Cidade atingiu nota 9,1 ficando à frente das maiores cidades do estado
Data de inclusão: 04/02/2016 16:30

O Ministério Público Federal avaliou os portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros e divulgou o Mapa da Transparência. Itajaí é uma das cidades mais transparentes do país, de acordo com o MP, e conquistou nota 9,1. Apenas 1,14% dos municípios avaliados tiraram entre 9,0 e 10,00. Itajaí, além de ter uma das notas mais altas do país, teve a melhor pontuação dentre os maiores municípios do Estado, ficando à frente de Joinville (7,9); Florianópolis (7,7); Chapecó (6,0) e Blumenau (5,4).

O Portal da Transparência é onde o cidadão pode acompanhar em tempo real, via internet, as informações financeiras da administração pública, ou seja, o quanto gastam e arrecadam. O levantamento apontou que Santa Catarina é um dos estados mais transparentes do país. No Índice dos Governos Municipais, SC teve a melhor nota obtendo 6,86. No Índice dos Governos Estaduais, SC aparece em segundo lugar com 9,8 atrás de ES com nota 10. A média do Índice Nacional da Transparência ficou em 3,92. Dentre as capitais, Florianópolis ocupa a 15ª posição no país.

O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

O Portal da Transparência de Itajaí foi reformulado. A ferramenta ganhou um novo layout, de modo a facilitar o entendimento, por parte do cidadão, dos atos administrativos, receitas e despesas do Município. O novo portal pode ser acessado por intermédio do site do Município, ou diretamente no endereço portaltransparencia.itajai.sc.gov.br. O portal é acompanhado pela Controladoria-Geral do Município.

Informações Adicionais:

Controladoria-Geral do Município