Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Definidos os campeões da Transat Jacques Vabre

Itajaí é o ponto final da maior travessia transatlântica do mundo
Data de inclusão: 19/11/2015 13:24

Os maiores barcos de oceano do mundo desembarcaram em Itajaí no mês de novembro concluindo a Transat Jacques Vabre. A principal travessia transatlântica do planeta definiu, nesta quarta-feira (18), os seus quatro campeões com a chegada do Le Conservateur, vencedor na Class40. A regata oceânica entre a França e o Brasil tem uma regra simples: o primeiro que chegar é o ganhador na sua categoria. Os outros vencedores foram PRB (IMOCA), FenêtréA Prysmian (Multi50) e Macif (Ultime). ''É, sem sombra de dúvidas, um marco na regata, pois temos o último vencedor da prova. Há ainda outros barcos no mar para chegar. A Transat Jacques Vabre não tem uma classificação geral ou regra de rating e sim quatro classes com seu resultado'', comemorou Manfred Ramspcher, diretor de regata da Transat Jacques Vabre. Entre os barcos ainda aguardados em Santa Catarina é o brasileiro Zetra, com o campeão olímpico Eduardo Penido no comando.

O especialista em vela oceânica explica os motivos das chegadas entre os barcos terem variação de mais de dez dias. O primeiro a cruzar a linha foi o Macif, um trimarã de 100 pés, que concluiu o percurso em 12 dias. O campeão da Class40 fez em 24. ''Há a diferença de tamanho entre as classes, de área vélica e de formato de casco. Tudo isso interfere diretamente no resultado. Enquanto o Ultime pode atingir entre 20 e 25 nós de velocidade, o primeiro Class40 faz 9 nós de média. Quanto mais longo o percurso e maior o barco, maior são as diferenças de desempenho entre as classes'', explicou Manfred Ramspcher.

Tempos e chegadas:

Classe: Ultime - até 102 pés Classe: IMOCA 60 pés
Vencedor: Macif Vencedor: PRB
Data: 06/11/2015 Data: 11/11/2015
Tempo: 12 dias, 17 horas e 29 minutos Tempo: 17 dias e 22 minutos

Classe: Multi50 Classe: Class40 - 40 pés
Vencedor: FenêtréA Prysmian Vencedor: Le Conservateur
Data: 11/11/2015 Data: 18/11/2015
Tempo: 16 dias, 22 horas e 29 minutos Tempo: 24 dias, 8 horas e 10 minutos

Campeões da Class40:

Os franceses do barco Le Conservateur, Yannick Bestaven e Pierre Brasseur, confirmaram o título da Class40, com uma vitória praticamente de ponta à ponta na quarta-feira. Eles cruzaram a linha de chegada às 18h40 (hora de Brasília), marca que rendeu o tempo de 24 dias, 8 horas, 10 minutos e 09 segundos de prova. A média de velocidade do 40 pés foi de 9,24 nós num total de milhas de 5.963.

"Trabalhamos em complemente um com o outro. Quando estávamos fora de sincronia, a gente voltava logo ao entrosamento. Foi uma regata estressante, principalmente na depressão dos Doldrums. Perdemos muita vantagem e foi difícil digerir. Os adversários nos botaram pressão'', contou Yannick Bestaven, do Le Conservateur.

Logo depois cruzou a linha de chegada o V and B, da dupla Maxime Sorel - Sam Manuard terminou a prova às 20h34 desta quarta-feira e foram recebidos no píer da Marina Itajaí. Festa para quem passou 24 dias, 10 horas, 04 minutos e 31 segundos no mar desde Le Havre, na França. Em bom português, Sam Manuard disse que a dupla quer comer uma boa moqueca depois desse desafio internacional.

''No caminho o Maximel me perguntou quais eram os pratos mais gostosos do Brasil, e eu disse que a moqueca era muito gostosa''. O pai de Sam Manuard mora em Belo Horizonte (MG) e o velejador francês o visita regularmente. ''Foi muito bom ser recebido por ele na minha chegada a Itajaí. Foi uma regata bem complicada, principalmente pelos primeiros dias de travessia. Ficamos com medo de quebrar o barco'', disse Sam Manuard, que além de velejador é projetista de veleiros.

Sobre a TJV2015

A regata, que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de "Rota do Café". Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí). 

Imagens relacionadas

Definidos os campeões da Transat Jacques Vabre
Definidos os campeões da Transat Jacques Vabre
Definidos os campeões da Transat Jacques Vabre
Definidos os campeões da Transat Jacques Vabre
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí