Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Musicalização Infantil e Vivências Musicais são temas de oficinas do Festival de Música

Oficinas voltadas para educadores e estudantes de pedagogia estão com inscrições abertas
Data de inclusão: 21/08/2014 16:04

O 17º Festival de Música de Itajaí é uma grande oportunidade de troca de conhecimento. Através das oficinas, músicos, estudantes de música, profissionais da área de educação e crianças ampliam seus conhecimentos musicais, tendo como referência nomes renomados no cenário musical. Dentre eles, Roberto Schkolnick, vencedor do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, promovido pela Revista Nova Escola com o projeto “Songbook de Adoniran Barbosa – 100 Anos” desenvolvido na Escola Jacarandá. (assista aqui). E finalista por dois anos consecutivos (2010 e 2011) do Prêmio Arte na Escola.

Em Itajaí, Roberto Schkolnick vai ministrar duas oficinas voltadas para estudantes de música e pedagogia, educadores, professores de música, coordenadores, diretores e professores de escolas curriculares de Educação Infantil ao Fundamental II. São elas: “Aventuras Sonoras: Vivências Musicais em Sala de Aula” e “Recursos Tecnológicos Aplicados à Musicalização Infantil”. As inscrições já podem ser feitas no site da Fundação Cultural de Itajaí e custam R$ 40,00. Estudantes pagam R$ 20,00. O aluno receberá certificado de participação e material didático.

Professor, coordenador e assessor de música em diversas escolas da rede pública e privada de ensino, Roberto Schkolnick desenvolve também trabalho de formação continuada. É coordenador do curso de extensão universitária no Singularidades Digital “Música em sala de aula”. É integrante do FLADEM – Fórum Latino americano de Educação Musical com oficinas e trabalhos apresentados na Argentina, Equador e Guatemala. Exerce um trabalho como instrumentista na Banda Zamarim (desde 1994) e Banda Glória (de 1999 a 2011).

 

“Aventuras Sonoras: Vivências Musicais em Sala de Aula”

 

A oficina será ministrada de 08 a 12 de setembro, no Conservatório de Música, das 16h às 18h. Na oficina será abordado o dia-a-dia das aulas de música em escolas, visando construir juntamente com os educadores, estratégias para elaboração de atividades e projetos pertinentes ao espaço escolar e à faixa etária dos alunos da Educação Infantil e Fundamental. A oficina tem caráter vivencial, buscando apresentar novas dinâmicas e interações musicais através da prática, pesquisa sonora e reflexões sobre a linguagem musical trabalhada no espaço escolar.

A oficina tem como objetivo instrumentalizar, capacitar e apresentar aos participantes algumas estratégias e possibilidades de trabalho pedagógico musical, através de atividades e jogos lúdicos realizados com grupos na sala de aula. Dentre os conteúdos que serão trabalhados estão: jogos e brincadeiras cantadas da cultura popular brasileira e de diferentes culturas; atividades e dinâmicas musicais; sonorização de histórias, audioficção e paisagem sonora; projetos didáticos musicais e interdisciplinares; repertório: seleção e adequação; pré-notação musical e registro gráfico. O público-alvo são estudantes de música e pedagogia, educadores, professores de música, coordenadores, diretores e professores de escolas curriculares de Educação Infantil ao Fundamental II.

 

“Recursos Tecnológicos Aplicados à Musicalização Infantil”

 

A oficina ocorre de 08 a 12 de setembro, no Conservatório de Música, das 13h30 às 15h30. Com a ampliação e popularização dos recursos de produção tecnológicas e facilidade de acesso à informação, a educação musical conquista novas ferramentas para aprimorar os processos de conhecimento e construção da linguagem musical. Essa perspectiva será abordada nesta oficina, propondo uma discussão sobre os elementos e possibilidades de uso desses recursos e estratégias no desenvolvimento de atividades e projetos musicais junto aos nossos alunos. Serão apresentados também uma série de projetos musicais e interdisciplinares desenvolvidos em escolas e com diferentes grupos, como forma de identificar os recursos tecnológicos utilizados em cada etapa de criação e desenvolvimento dos conteúdos trabalhados.

As atividades desenvolvidas nesta oficina têm como objetivo instrumentalizar e apresentar aos participantes algumas possibilidades de utilização dos recursos tecnológicos aplicados aos processos de musicalização infantil, sobretudo, no registro da produção sonora-musical elaborada pelas crianças.

Serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: recursos sonoros e transformações digitais - gravação e edição; recursos de imagens e vídeos; integração de linguagens através da multimídia; “Softwares” e “Apps” na educação musical; piezo-elétrico; exploração sonora-musical.

________________________
Informações Adicionais:

Conservatório de Música de Itajaí: 3344.3895

 

Imagens relacionadas

Musicalização Infantil e Vivências Musicais são temas de oficinas do Festival de Música
Musicalização Infantil e Vivências Musicais são temas de oficinas do Festival de Música
Musicalização Infantil e Vivências Musicais são temas de oficinas do Festival de Música
Musicalização Infantil e Vivências Musicais são temas de oficinas do Festival de Música
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí