CRAS Promorar oferece aulas de judô e percussão

Cerca de 700 famílias são atendidas no CRAS
Data de inclusão: 21/08/2014 09:12

Pais trazendo seus filhos para aula de judô. Esta é a cena que se repete de segunda a quinta-feira no início da tarde no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Promorar. A atividade gratuita faz parte do programa “Judô para todos” realizado pela Academia Zamboneti Judô com o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer. Cerca de 100 alunos de 6 a 15 anos, tem aula com o professor Mateus Santos Almeida, há cinco meses. ”Algumas crianças chegam aqui com hiperatividade, notas baixas e em dois meses de aula já é possível notar a diferença no comportamento. Elas ficam mais disciplinadas, porque também trabalhamos o lúdico com elas”, revela o professor.

As aulas são ministradas de segunda a quinta-feira em duas turmas das 15h30 às 16h30, e das 16h30 às 17h30, e ainda há vagas. O desempenho de alguns judocas já vem garantindo participação em grandes competições. Maria Luiza Ferreira, 10 anos e Marcos Klukonsky, 11 anos, vão participar de uma seletiva da etapa regional do meeting em Joaçaba este mês.

Outro projeto com grande adesão no CRAS Promorar é o “Sons do Brasil” desenvolvido pela Proarte. As atividades começaram há dois meses e já contam com 30 alunos. Eles tem aulas de percussão com enfoque nas músicas regionais. Todo mês uma nova música típica de alguma região do Brasil é aprendida. As atividades ocorrem nas quintas-feiras das 9h30 às 12h e ainda há vagas. Para se inscrever no judô ou na oficina de percussão basta ir ao CRAS Promorar, localizado na Avenida Ministro Luiz Galotti nº 1815, no dia das aulas.

Criado em 2008, O CRAS Promorar atende cerca de 700 famílias cadastradas no bairro Cidade Nova, conhecido popularmente como Promorar, e também uma pequena parte da Canhaduba. O local pertence à Secretaria de Desenvolvimento Social, e tem o papel de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. “O envolvimento da família em atividades proporcionadas pelo centro de referência é muito importante para o desenvolvimento da sociedade”, ressalta a coordenadora do CRAS Lorena Mascarenhas Machado de Lima.

Que serviço encontrar no CRAS

Entre os serviços de acolhimento e acompanhamento das famílias com vulnerabilidade, estão o Cartão Social – ajuda para compra de alimentação e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) - que garante a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, ambos do Governo Federal.

_______________________
Informações adicionais: