Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Cervejaria de Itajaí é reconhecida internacionalmente

Município integra o grupo da Rota das Cervejarias de Santa Catarina
Data de inclusão: 30/07/2014 10:47

Em Santa Catarina, um dos destaques no turismo é o tour pelas principais cervejarias do estado, sendo possível criar roteiros diversos onde não pode faltar uma passagem por Itajaí, cidade em que o turismo vai muito além das praias, dos transatlânticos e do porto. Isto porque o município abriga a Cervejaria Itajahy. Premiada cinco vezes pela qualidade do produto neste ano de 2014, a cervejaria artesanal, com apenas um ano de existência, vem sendo destaque e conquistando muitos adeptos.

Para o Secretário de Turismo, Agnaldo Hilton dos Santos, é a cidade só tem a ganhar ao passar a integrar mais um nicho de mercado no turismo. "Itajaí, além do porto, das praias, dos turismo de eventos e da via gastronômica e bares, agora contempla uma cervejaria, que faz referência ao nome da cidade num ramo tão disputado. Ela vai estar na Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo e nos demais eventos que o município promover", revela. A cervejaria também está no destino turístico no site: www.visiteitajai.com.br

 

Do hobby à profissionalização

Alexandre Mello, 36 anos, sócio proprietário da empresa, fabrica cerveja como hobby desde 2009, mas em 2013 transformou a brincadeira em algo mais sério, e resolveu investir na fabricação do produto profissionalmente. E deu certo. A Cerveja Itajahy, além de reconhecida internacionalmente, é, na opinião do empresário, "a cerveja revelação do Brasil".

A responsável pela maioria dos prêmios conquistados até o momento é a cerveja Porter, criada em homenagem à cidade portuária de Itajaí. Dos cinco títulos da Cervejaria, três são da Porter, que é uma cerveja escura, mais amarga e encorpada, ideal para dias mais frios. No século XVIII, esse estilo de cerveja era muito consumido por portuários ingleses para aliviar as tensões por causa do trabalho pesado.

A cerveja Porter ganhou a medalha de bronze no Festival Brasileiro da Cerveja, também ficou no quarto lugar geral no Festival Italiano de Cerveja, em Milão e o prêmio mais importante até o momento, a medalha de ouro no South Beer Cup  - Festival Sulamericano que se comparado ao futebol,  seria como conquistar  a Copa Libertadores da América.

Outro estilo de cerveja premiada foi American Pale Ale (APA). Este choop  ganhou medalha de ouro premiada como melhor cerveja nesse estilo no Festival Brasileiro da Cerveja. A Sambaqui Blonde Ale, produzida com uma receita criada pela Cerveja Sambaqui, também alcançou a medalha de prata no Festival Nacional da Cerveja.  Todos os prêmios foram conquistados este ano.

 

Processo de fabricação

A cervejaria Itajahy produz cerca de cinco mil litros de chopp por mês e a meta é chegar a 12 mil litros até o final do ano. A matéria prima que é utilizada no chopp é o malte de cevada, que tem 80% fabricado no Brasil e o restante é importado da Alemanha e Bélgica. Outra matéria prima utilizada é o lúpulo, 100% importado. O lúpulo é uma flor, de uma planta da família Cannabaceae, que é moída e transformada em pellets para uso na cerveja.

O processo de fabricação da cerveja é lento. Primeiro é feita a moagem dos grãos de malte, em seguida o malte moído é misturado a água filtrada e cozido em temperaturas específicas para que o amido dos grãos se transforme naturalmente em açúcar. Após esta etapa, é feita a filtração, para separar o bagaço do agora doce líquido chamado de mosto. O mosto então á fervido durante 60 a 90 minutos para adição do lúpulo. O lúpulo vai acrescentar o amargor ao chopp e também a ajudar na conservação do chopp e na formação de espuma.

Por fim o mosto é fermentado entre 11 e 20 graus Celsius por sete dias. Passado esse período, a temperatura é reduzida para zero grau onde o chopp matura por mais 14 dias. A cervejaria aposta nos ingredientes exigidos na Lei de Pureza Alemã. A lei, promulgada na Baviera em 1516, regulamenta que a cerveja pode conter somente três ingredientes: malte, lúpulo e água. Considerada como uma das mais antigas regulamentações de defesa do consumidor, a regra protegia os compradores de que a cerveja comprada não teria nenhum outro aditivo ou componente. É o que acontece na diferença entre chopp artesanal e cerveja. A cerveja é pasteurizada e o choop não, ele é mais fresco e tem o sabor original. Nas cervejas fabricadas pelas grandes empresas cervejeiras, os fabricantes utilizam outros adjuntos como milho, arroz e outros componentes para baratear o custo; já o chopp artesanal não, ele é 100% malte, o que o torna mais saboroso.

No Mundo existem cerca de 150 estilos de cerveja diferentes. A cervejaria Itajahy possui sete estilos de cerveja: Pilsen é uma cerveja básica ideal para o verão, leve a dourada. Segundo Alexandre Mello, a mais pedida pelos consumidores, porque é mais refrescante e ideal para o clima brasileiro. A premiada Porter é uma cerveja escura, mais amarga e encorpada. Outro chopp ideal para o verão é o Weiss de trigo, é cremoso, e proporciona uma sensação refrescante. Outro estilo é o Brown ale com estilo inglês, encorpado e muito saboroso. Já a America Pale ale (APA) é um chopp de estilo americano que ganhou medalha de ouro premiada como melhor cerveja nesse estilo. A Sambaqui Blonde ale é uma cerveja terceirizada e ganhou medalha de prata no Festival Nacional da Cervejas. Produz também a Rufus Amber ale que da mesma forma que a Sambaqui, fabrica de forma terceirizada. O preço da cerveja Pilsen é comercializado a R$ 6,90 o litro e a Porter sai por R$ 8,50 o litro. A cervejaria fica localizada na Rua Uruguai, 1.314, no bairro Fazenda.

 

Mudança de nome

A Cervejaria Itajahy iniciou em 2011 sob o nome de Othomania Catarina. Mudou para o nome de Itajahy em 2013 com a entrada de novos sócios no negócio. O nome foi escolhido para homenagear a cidade e para fugir dos nomes americanizados ou de origem alemã. A empresa tem a filosofia de focar na qualidade dos produtos e no atendimento. Além do chopp em barris, pretendem em breve lançar cervejas artesanais em garrafa e também atender no bar da fábrica.

 

Rota das cervejarias artesanais

Também conhecido como Vale Europeu, abriga o maior número de fábricas de cervejas do estado e é, por isso, o principal polo da rota. As cidades que fazem parte desta região contam com o charme da arquitetura europeia e a herança de costumes, como a Oktoberfest, maior festa alemã em solo americano. Itajaí faz parte da Rota das cevejarias Artesanais.Em Santa Catarina há mais de dez cervejarias que produzem a bebida nas cidades de Joinville, Blumenau, Indaial, Gaspar,Lontras, Forquilhinha, Santo Amaro da ImperatrizTimbóBrusquePomerodeJaraguá do Sul e Guabiruba, maioria no Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina.

 

Como o choop  deve ser servido

 Os chopes mais leves devem ser servidos com temperatura de 2ºC a 7ºC, como os tipos Pilsen e Weiss. Já as bebidas que possuem alta fermentação, devem ser consumidas com temperatura de 10ºC a 13ºC. "Independente do tipo de chopp, ele deve ser consumido na temperatura adequada. Se for servido estupidamente gelado, amortece as papilas gustativas e inibe aromas e sabores", explica Alexandre.

 

-------------------------------- 

Informações adicionais: 

Secretaria de Turismo

Telefone: 3348-1080

 

Cervejaria Itajahy

Telefone: (47) 3348-8484

Imagens relacionadas

Cervejaria de Itajaí é reconhecida internacionalmente
Cervejaria de Itajaí é reconhecida internacionalmente
Cervejaria de Itajaí é reconhecida internacionalmente
Cervejaria de Itajaí é reconhecida internacionalmente
Cervejaria de Itajaí é reconhecida internacionalmente
Cervejaria de Itajaí é reconhecida internacionalmente
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí