Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Jovens e adultos trocam a prancha de surf pela sala de aula

Cerca de 80 alunos de Surf e Salvamento e Resgate da Atalaia aprendem inglês com intercambistas
Data de inclusão: 28/07/2014 15:35

Jovens e adultos trocaram a prancha de surf pela sala de aula. É que cerca de 20 alunos estão aprendendo inglês com intercambistas vindos de todo o mundo. A parceria é entre a Escola de Surf Amigos da Atalaia, Instituto Anjos do Mar e AIESEC – organização internacional sem fins lucrativos gerida por jovens que desenvolve liderança responsável e empreendedora por meio de intercâmbios em todo mundo.

O curso de inglês está disponível para todas as pessoas quatro vezes por semana, sempre às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, às 09h30. O programa está localizado na Sede do Instituto Anjos do Mar, no Molhe da Atalaia ao lado da Rádio Costeira. Thaíse de Souza iniciou o curso porque vê nesta uma ótima oportunidade de aprender outra cultura.

Há três semanas, cinco intercambistas estão no município sendo voluntários nesta ação. O programa dura dois meses. As aulas duram de 20 a 30 minutos, onde os jovens aprendem frases básicas para se comunicar em inglês e um pouco de vocabulário.  Em sua maioria, são palavras que englobam a própria vivência do dia a dia e no mar, termos como veleiro – sailboat, barco – boat, areia – sand.  São alunos da escola de surf e também da comunidade. Helene Forstner, 20 anos, intercambista Australiana, diz que os jovens têm uma vontade muito grande de aprender e o fazem muito rápido.

Esta é a primeira vez que estes intercambistas estão participando de um programa assim. Sobre o que mais gostaram em Itajaí Helene conta que amou as praias, conheceu o Centro e até aprendeu a andar de ônibus. Os cinco intercambistas que estão nesta fase do programa são das mais diversas origens: República Tcheca, Áustria, Egito. Desde março, a Escola de Surf Amigos da Atalaia e o Instituto Anjos do Mar recebem intercambistas, e até o momento, cerca de 80 alunos já foram beneficiados com a aprendizagem de um novo idioma.  Esta não é a primeira vez que o Anjos do Mar promove curso de inglês. Em 2011, junto à Federação Internacional de Resgate Marítimo no período da Volvo Ocean Race, sediada em Itajaí, sete mil crianças foram beneficiadas com o conhecimento de uma nova língua.

A troca de experiência não fica só na sala de aula. Professores e alunos de surf fazem um curso de Operadores de Embarcação e Resgate com os intercambistas. Neste sábado (02), eles terão aula teórica pela manhã e prática a partir das 14h na Associação Naútica de Itajaí, sediada na Beira Rio.

“Quando se fala em trabalho voluntário, os recursos são muito limitados, por isso trazer um pouco de cultura  e pessoas para interagirem com estes jovens é sempre bem vindo”, destaca Marcelo Ulysséa, Presidente do Instituto Anjos do Mar. Segundo ele, o Instituto tem mais de 100 voluntários cadastrados, mas apenas 12 estão engajados nas ações. Os recursos são provenientes de empresas, associados e da comunidade, mas ainda é pouco, se queixa Marcelo.

O mesmo acontece com a Escola de Surf Amigos da Atalaia, coordenada por Ney Machado. A entidade possui apenas 10 voluntários e atende a 250 alunos em baixa temporada - no verão este número sobe para 500 alunos. Pessoas com deficiência visual, da terceira idade, deficientes físicos, crianças, jovens e adultos fazem parte da Escola de Surf Amigos da Atalaia.

AIESEC - Intercâmbio

O objetivo da AIESEC é agregar valor, tornar as ONGs mais motivadas e melhoradas. Ela agrupa jovens de 18 a 30 anos em busca de liderança, afirma o coordenador Maurício Lattmann, 23 anos. Para que quiser ser membro ou ser intercambista é só entrar em contato com Maurício (47) 9994 - 4704 ou pelo site www.aiesec.org.br .

 

___________________

Informações adicionais:

Escola de Surf Amigos da Atalaia

Ney Machado

Telefone: (47) 9718-4936

Imagens relacionadas

Jovens e adultos trocam a prancha de surf pela sala de aula
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí