Saúde de Itajaí adere ao Projeto Caminhos do Cuidado

Primeira etapa consiste na formação de profissionais da ESF
Data de inclusão: 24/06/2014 16:23

A partir desta quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde inicia formação continuada voltada aos agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem da Estratégia Saúde da Família. A atividade faz parte do Projeto Caminhos do Cuidado, do plano integrado de combate às drogas “Crack, é possível vencer”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Na oportunidade, os profissionais serão capacitados para atuar no cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteados pela política de redução de danos. Em Itajaí, 325 profissionais da saúde serão preparados para auxiliar familiares e usuários de crack, álcool e outras drogas.

As turmas, formadas por 25 pessoas, terão cinco encontros que iniciam a partir desta quarta-feira (25), no Instituto Fayal de Ensino Superior (IFES), totalizando oito horas/aula. A formação segue até dezembro.

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) é responsável pela coordenação executiva do projeto, e o Centro de Educação Tecnológica e de Pesquisa em Saúde - Escola GHC do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, responde pela coordenação pedagógica e secretaria acadêmica. O projeto tem ainda como parceiros alguns setores do Ministério da Saúde, como os Departamentos de Gestão da Educação na Saúde (Deges), de Atenção Básica (DAB) e de Saúde Mental.

------------------------------

Secretaria de Saúde - Diretoria de Atenção à Saúde