Itajaí avança da 10ª para 5ª posição no ranking de Desenvolvimento da FIRJAN

Município ocupa a quinta colocação entre as dez melhores cidades do estado
Data de inclusão: 03/06/2014 17:53

Itajaí apresenta resultados acima da média estadual em um estudo sobre desenvolvimento de alto e moderado da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). A pesquisa aponta o avanço Itajaí entre as dez melhores cidades de Santa Catarina em termos de desenvolvimento, passando de décimo para quinto lugar no ranking estadual. O município fica agora somente atrás de Chapecó, Concórdia, Balneário Camboriú e Maravilha.

Itajaí também ocupa a 41ª posição no ranking nacional entre os municípios mais desenvolvidos no Brasil. No ano passado, na mesma pesquisa da FIRJAN, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Itajaí ficou na 155ª posição no ranking nacional  e oitava no estado.

O índice FIRJAN de desenvolvimento municipal divulga anualmente o ranking com todos os municípios do país, tendo como base os números de três anos atrás. Ele avalia o sistema de Educação, Serviços, Saúde e Emprego e Renda (geração e salários médios de empregos formais) em cada um dos 5.570 municípios brasileiros. Com os dados levantados, foi criado o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

Itajaí atingiu o índice de IFDM de 0,8638, ou seja, moderado. No intervalo entre 0,6 e 0,8  pontos, o desenvolvimento é moderado e, acima desse patamar estão os municípios com alto desenvolvimento. No requisito Emprego e Renda, Itajaí atingiu o indíce de 0,8335. Na Educação chegou a 0,8316 e na Saúde, 0,9263. O maior fator que fez Itajaí avançar na estatítica foi o fator Emprego e Renda, que com investimento contínuo com cursos gratuitos e profissionalizantes, vem acelerando o processo de geração de emprego no município.

O favorável momento econômico de Itajaí, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, "se deve ao desenvolvimento do porto, área da logística e exportação, mas também às novas vertentes de desenvolvimento da economia municipal, como a recente extração de petróleo, a área de comércio e serviços, aliadas às políticas públicas e práticas do terceiro setor", destaca Onézio Gonçalves Filho.

Santa Catarina no ranking nacional

O Estado de Santa Catarina continua com nove cidades entre as 100 melhores posicionadas nacionalmente e possui o terceiro melhor quadro socioeconômico do país, atrás apenas de São Paulo e do Espírito Santo. O percentual de municípios da região Sul com desenvolvimento alto e moderado é de 92,3, segundo a FIRJAN.

No índice de desenvolvimento Estadual, Santa Catarina ficou na 2ª coloção entre os estados brasileiros. No padrão de vida, SC ficou em 3º lugar. Na educação, ocupa o primeiro lugar e longevidade e segurança, a 3ª colocação.

-------------------------------

Secretaria de Desenvolvimento Econômico