Estaleiro de Itajaí constrói maior veleiro de aço fabricado no Brasil

Veleiro Kat, da Família Schurmann, fica pronto em julho
Data de inclusão: 26/05/2014 11:50

Na manhã desta segunda-feira (26), o prefeito Jandir Bellini conheceu o veleiro Kat, da Família Shurmann, que está sendo construído em Itajaí. Guiado pelo capitão Vilfredo Shurmann o prefeito acompanhou as obras que estão em fase final. A meta é lançar o veleiro na água em julho. A partir daí, começam uma série de testes na costa do Brasil e da Argentina - de preferência com as piores condições climáticas, para que os últimos ajustes no barco sejam feitos e no dia 21 de setembro a família possa dar partida na Expedição Oriente.

A embarcação é o maior veleiro de aço já construído no Brasil. Com tecnologia de ponta e foco na sustentabilidade ele possui 80 pés de comprimento e 6,65 metros de largura, quilha retrátil de 18,5 toneladas e peso total de cerca de 67 toneladas. Também será o primeiro veleiro do país com quilha retrátil, o que vai permitir que o barco navegue em baias com pouca profundidade, e ao mesmo tempo encare condições extremas de navegação como na Antártica. “Escolhemos Itajaí por que encontramos aqui toda a infraestrutura necessária, desde mão de obra até logística, e agora vendo o sonho se tornar realidade temos ainda mais certeza de que fizemos a escolha certa” contou Vilfredo Shurmann.

“Eu ainda não havia visitado as obras do veleiro. Fiquei impressionado com a grandeza do projeto e bastante orgulhoso do trabalho que está sendo feito aqui. São verdadeiros artistas que dão vida ao aço, cuidado dos mínimos detalhes para que tudo fique perfeito”, destacou o prefeito Jandir Bellini.

O veleiro Kat foi projetado e construído especialmente para a Expedição Oriente. Tendo como ponto de partida Itajaí, a família irá percorrer mais de 30 mil milhas náuticas divididas entre mais de 40 trechos marítimos e passando por cinco continentes. No roteiro estão: Argentina, Chile e Uruguai, na América do Sul; Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné, na Oceania; China, Indonésia, Japão, Singapura e Vietnã, na Ásia; e África do Sul, Madagascar e Maurício, na África, além de passar pela Antártica e dezenas de outras localidades, antes de seu retorno ao Brasil, programado para dezembro de 2016. Toda a aventura será transmitida em tempo real.

A Expedição

Teriam os chineses descoberto a América 71 anos antes de Cristóvão Colombo? Em 2013 a Família Schurmann parte em uma aventura inédita pelo Oriente para tentar desvendar esse que é um dos maiores mistérios da história das navegações.

A teoria 1421, do autor inglês Gavin Menzies, defende que uma expedição chinesa comandada pelo Almirante Zheng He, a mando do Imperador Zhu Di, da dinastia Ming, teria sido a primeira a circum-navegar o globo e, entre outras façanhas, chegar ao continente americano no ano de 1421 - 71 anos antes de Colombo. Em busca da verdade por trás desta teoria, a Família Schurmann se prepara para sua terceira expedição ao redor do mundo, refazendo os caminhos que teriam trazido os chineses à América em 1421 e procurando respostas que podem estar escondidas no oriente há quase 600 anos.

A tripulação será composta pelo casal Vilfredo e Heloísa, o filho Wilhelm e, pela primeira vez, leva também a terceira geração dos Schürmann: o neto Emmanuel, que vai acompanhar todo o percurso da expedição. Os filhos Pierre e David farão trechos da aventura.

Estaleiro de Itajaí constrói maior veleiro de aço fabricado no Brasil