Itajaí é segunda cidade com maior PIB em Santa Catarina

Município tende a superar Joinville, maior economia do estado
Data de inclusão: 17/12/2013 15:45

Itajaí está quase alcançado Joinville como a maior economia de Santa Catarina. É o que comprovam informações divulgadas nesta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O produto interno bruto (PIB) de Itajaí foi de R$ 18,6 bilhões em 2011, já o de Joinville ficou em R$ 18,8 bilhões. Santa Catarina é um dos dois estados brasileiros em que a capital (Florianópolis) não se encontra em primeiro lugar no ranking do PIB.

Itajaí possui atualmente um total de 18.950 empresas abertas, sendo que em 2012, 2.680 novas empresas se instalaram na cidade, um aumento em mais de 73% em relação a 2009. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Onézio Gonçalves Filho, a tendência é que Itajaí supere Joinville. “Com as instalações de novas empresas, especialmente em relação ao Pré-Sal, Itajaí possivelmente ultrapassará Joinville no PIB”, completa.

Atualmente, Itajaí está entre as 100 cidades brasileiras que oferecem maiores oportunidades de emprego e renda. No Sul do Brasil, é a primeira colocada entre os município de porte médio, ficando atrás apenas das três capitais: Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. Segundo dados do Ibope Inteligência divulgados em novembro deste ano, Itajaí está entre as 48 cidades que no intervalo de seis anos tiveram crescimento econômico médio de 153%, sendo que no mesmo período, o PIB brasileiro cresceu 94%.

Entenda o PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) tem como objetivo medir a atividade econômica (bens e serviços produzidos) e o nível de riqueza de uma região. Quando mais uma cidade produz e consome, maior é o seu PIB. O Produto Interno Bruto é calculado no somatório de tudo que é produzido, consumido e remunerado em uma determinada região.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda

Itajaí é segunda cidade com maior PIB em Santa Catarina