Itajaí se torna a maior economia de Santa Catarina

Com crescimento de mais de 40%, Município ficou com a 23ª posição no Brasil e 3ª no Sul do país
Data de inclusão: 15/12/2023 14:25

Itajaí deu novas provas de seu potencial de crescimento econômico no ranking nacional do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021. O Município tornou-se a maior economia de Santa Catarina e a 23ª do Brasil com a geração de mais de R$ 47 bilhões em riquezas no período. O número representa um crescimento de 44% em relação ao ano anterior, com R$ 14 bilhões a mais e 0,53% de participação no PIB do país. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Os dados do PIB de 2021 mostram que Itajaí seguiu em crescimento, mesmo sob efeito do segundo ano da pandemia de Covid-19. Nossa cidade entrou no ranking das 25 maiores economias do Brasil e se tornou a 1ª de Santa Catarina. Trabalhamos muito, cuidando das pessoas e dos trabalhos, por isso nossa economia seguiu forte. Outro fator que contribuiu nesse cenário é a diversificação da nossa economia, o que impulsiona a geração de riquezas”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

No estado, Itajaí superou Joinville no ranking do PIB, com R$ 2 bilhões a mais de riquezas gerados em 2021. A cidade também é a segunda colocada em SC em relação ao PIB per capita, atrás de Piratuba. Ao todo, o Município do litoral gerou R$ 210 mil por habitante, um acréscimo de mais de 40% na comparação com 2020. O cálculo do PIB per capita dos municípios utiliza a população residente estimada em 1º de julho de 2021.

Município é a 3ª maior economia do Sul do país

O PIB de 2021 também colocou Itajaí como a 3ª maior economia do Sul do país, atrás apenas das capitais Curitiba (1ª) e Porto Alegre (2ª). Além disso, o Município se destacou no setor de Serviços, com a 21ª colocação no Brasil em relação ao valor adicionado bruto e uma geração de R$ 20 bilhões em riquezas.

“Chegarmos ao posto de maior economia de Santa Catarina e a 23ª maior do Brasil é extremamente importante, pois os olhares do país se voltam para nossa cidade e certamente propiciarão a atração de iniciativas que geram mais desenvolvimento. Precisamos enaltecer os inúmeros investimentos públicos e da iniciativa privada, que juntos impulsionam Itajaí rumo ao crescimento. É um orgulho receber essa notícia, pois isso reflete o trabalho do nosso povo”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni.

Itajaí se torna a maior economia de Santa Catarina