Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu recebe nova draga de sucção

HAM 316 tem 128 metros de comprimento e capacidade para armazenar carga de mais de 11 toneladas
Data de inclusão: 17/11/2023 17:46

O Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu recebeu, na madrugada desta sexta-feira (17), a nova draga de sucção (Hopper), que irá auxiliar na remoção de materiais sólidos. A draga holandesa HAM 316 vai atuar permanentemente na dragagem do canal de acesso aos portos (áreas a montante e jusante, e nas áreas da Bacia da Evolução I e II).

Vinda do Porto de Santos (SP), a nova draga possui tonelagem bruta de 9.865 toneladas e, comprimento de 128,46 metros por 22 metros de boca (largura). Sua capacidade de armazenamento de carga é de 11.409 quilos. O equipamento vai atuar 24 horas ininterruptas com os serviços de dragagem.

O objetivo principal da draga holandesa é garantir a segurança das entradas e saídas de navios maiores no Complexo Portuário, recuperando a profundidade do canal para até 14 metros. Também tem a finalidade de reduzir os impactos de inundações ao promover uma grande vazão das águas das chuvas que descem do Vale do Itajaí.

“Assim como eram realizados os serviços de dragagem de sucção pela draga Lelystad, a nova draga, a HAM 316, recolhe os sedimentos, carrega-os em sua cisterna, e, num raio de 5 milhas, o equivalente a 10 quilômetros de distância da saída do canal de acesso ao complexo, os dejetos são despejados num ponto indicado pelas autoridades ambientais como área de descarte (bota-fora), sendo depositados em alto mar”, explica o diretor geral de Engenharia do Porto de Itajaí, Jucelino dos Santos Sora.

Atualmente, o canal tem uma média de 190 metros de largura e aproximadamente 14 metros de profundidade. De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí, a HAM 316 vai substituir a draga holandesa Lelystad e atuará em paralelo com a draga NJORD, a qual injeta potentes jatos de água no fundo do rio para que os sedimentos sejam eliminados junto com a correnteza.

“Itajaí é o único porto no Brasil a fazer dragagem permanente desde o ano de 1999 e estamos em tratativas para ajustar um novo aditivo para renovação do contrato de dragagem por mais 12 meses com a empresa contratada. A HAM 316 estará atuando diariamente, sem parar, objetivando acima de tudo a recuperação da profundidade do canal de acesso ao Complexo Portuário e demais áreas necessárias”, complementa o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu recebe nova draga de sucção