Município solicitará ao Governo Federal a ampliação de prazos para o arrendamento do Porto de Itajaí

Edital para definir empresa que irá operar durante período transitório não teve interessados nesta quarta-feira (21)
Data de inclusão: 21/06/2023 18:10

O Município de Itajaí e a Superintendência do Porto irão pedir ao Governo Federal a ampliação do prazo para o arrendamento temporário do terminal, enquanto é elaborado o edital para escolha do operador privado definitivo pelos próximos 35 anos. A solicitação foi comunicada na tarde desta quarta-feira (21), após o edital de arrendamento temporário não ter tido empresas interessadas em dar continuidade às operações.

De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, o resultado deserto da licitação era esperado em função do curto prazo do contrato temporário, de apenas seis meses. “O mercado vinha sinalizando que esse certame seria deserto. Por isso, estamos em contato com o Governo Federal e já há algumas conversas para buscar uma solução, seja agilizando ainda mais o edital definitivo ou prevendo um período contratual maior para a transição, já que os investimentos são milionários e os seis meses são um espaço curto de tempo para amortização”, comenta Fábio da Veiga.

O processo de abertura de propostas para o arrendamento temporário do Porto de Itajaí foi acompanhado, nesta quarta, por autoridades e comunidade portuária. O vice-prefeito Marcelo Sodré participou do ato e reforçou que o Município irá buscar uma solução para o terminal junto ao Governo Federal.

“Certamente se fosse o edital de arrendamento definitivo por mais 35 anos não teríamos essa situação. Por isso, vamos invitar todos os esforços e solicitar o apoio do Governo Federal para que o nosso Porto volte a operar o mais breve possível, essa é uma pauta prioritária para o governo”, destacou Sodré.

Recentemente, o Ministério dos Portos e Aeroportos do Governo Federal confirmou que será assinado um novo convênio de delegação do Porto de Itajaí por mais 25 anos. A medida garantirá a manutenção da Autoridade Portuária Pública e Municipal na gestão do terminal, com arrendamento operacional para a iniciativa privada por 35 anos.