IPI é destaque em Congresso Nacional de Instituições de Previdência estaduais e municipais

Município ficou em 5º lugar entre as cidades de médio porte
Data de inclusão: 20/06/2023 17:50

O Instituto de Previdência de Itajaí (IPI) conquistou o 5º lugar nos prêmios Destaque Brasil de Governança Previdenciária e Destaque de Brasil de Investimentos. O órgão municipal também ficou com o 11º lugar no prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária. O reconhecimento foi conferido durante o 56º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), realizado entre os dias 14 a 16 de junho, em Foz do Iguaçu (PR).

“Receber esta premiação demonstra que o Instituto de Previdência de Itajaí está no caminho correto, se capacitando e se profissionalizando ainda mais para uma gestão de excelência do Regime Próprio de Itajaí”, comenta Maria Elisabeth Bittencourt, diretora presidente do IPI.

O Congresso Nacional ABIPEM é considerado um dos maiores eventos de Previdência Pública do Brasil. A iniciativa reúne, anualmente, gestores de RPPS, prefeitos, procuradores, atuários, conselheiros, membros do Ministério Público e do Tribunal de Contas, além de contar com a presença dos servidores do Ministério do Trabalho e Previdência, todos discutindo o fortalecimento da previdência dos servidores públicos.

O Prêmio ABIPEM é um concurso nacional que celebra e divulga as boas práticas das instituições na gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social. Neste ano, a premiação foi dividida em três categorias: Destaque Brasil de Governança Previdenciária; Destaque Brasil de Investimentos; e Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária. O IPI concorreu nas três categorias entre os RPPS de médio porte, cujo número de servidores ativos está entre 3.501 e 6.000.

Além da premiação, o congresso conta com palestras para aperfeiçoamento das equipes. Nesta edição, foram abordadas três áreas: Investimentos, Gestão Previdenciária e Gestão Administrativa. O objetivo foi aprofundar os conhecimentos em temas como As Aposentadorias Especiais dos Servidores Públicos, Pensão por Morte e Incapacidade, Controle de Investimentos, Taxa de Administração e Planos de Equacionamento do Déficit Atuarial.