Centro de Mídia de Itajaí teve mais de 270 profissionais de comunicação credenciados

Profissionais de vários países vieram acompanhar a parada da The Ocean Race na cidade
Data de inclusão: 22/04/2023 20:05

Mais de 270 profissionais de comunicação se credenciaram para cobrir a parada da maior regata transoceânica do mundo em Itajaí até este sábado (22). Jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas recebem suporte no Centro de Mídia da Vila da Regata, estrutura que fica anexa ao Centreventos e é reservada para o trabalho da imprensa local e internacional. O local recebeu profissionais brasileiros, alemães, chilenos, franceses, holandeses, peruanos e de outras nacionalidades durante a regata.

Entre os profissionais credenciados, 209 produzem para televisão, 55 criam conteúdo para agências de fotografia, 37 produzem para websites, 20 para jornal impresso, 15 para rádios e 16 são freelancers. A organização internacional da The Ocean Race e equipes de mídia dos times também utilizam o espaço para trabalhar e criar conteúdo. Além de espaços de trabalho, o local possui segurança e oferece salas para reuniões, armários, internet, adaptadores de energia e serviço de café.

Os jornalistas do Brasil são os que mais utilizam o Centro de Mídia para cobertura do maior evento náutico dos mares, recebido pela quarta vez em Itajaí, a única parada da América Latina. Além deles, a imprensa sul-americana é que tem maior presença, sendo a grande maioria de países como Colômbia, Chile, Argentina e Peru. Também vieram ao Brasil cobrir a The Ocean Race: 10 franceses, três holandeses, dois alemães e dois porto-riquenhos.

“Recebemos aqui no Centro de Mídia profissionais de comunicação de todo o mundo e buscamos oferecer uma ótima estrutura para que todos possam desempenhar seus trabalhos da melhor forma. Nossa equipe da Secom, além de produzir conteúdos institucionais do Município de Itajaí durante a regata e informar a população, também dá suporte a jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e demais profissionais da área”, afirma o secretário de Comunicação de Itajaí e responsável pelo espaço, Marcelo Roggia.

Jornalistas aprovaram a estrutura

As múltiplas nacionalidades presentes no Centro de Mídia de Itajaí proporcionam ainda a troca de experiências entre os profissionais. A holandesa Marrit Terpstra está há uma semana em Itajaí, fazendo conteúdo sobre a The Ocean Race para uma revista da Holanda. Ela diz que uma das coisas que a agradou no Brasil é a população hospitaleira e solícita. Seu colega holandês e jornalista freelancer, Joost Doude Van Troostwijk, ressaltou a facilidade de conexão com a parte operacional do evento, que também trabalha no Centro de Mídia. Ambos chegaram ao Brasil em um barco próprio, que ficou hospedado na Marina de Itajaí.

Cornelius Eich, da equipe alemã Malizia, está em Itajaí desde a abertura da Vila da Regata e tem trabalhado no Centro de Mídia. “É muito confortável trabalhar aqui, sempre tem comida, algo para beber, ótimo wi-fi, boa infraestrutura”, relata.

Jornalistas da região também usaram o ambiente de trabalho. A retransmissora oficial da The Ocean Race no Brasil, a Record News, esteve presente na Vila da Regata em todos os dias do evento. A jornalista Grazi Guimarães é uma das profissionais que trabalha no Centro de Mídia. Além da troca de conhecimentos, ela destacou o apoio dos profissionais da comunicação do Município de Itajaí e dos assessores internacionais. “O pessoal é sempre solícito, todas as informações que precisamos, nós conseguimos, eu gostei muito de trabalhar aqui”, explicou a repórter.

A Relações Públicas da The Ocean Race, Eugenia Manzañas, que circula pelas paradas da regata ao redor do mundo, elogiou muito o Centro de Mídia de Itajaí, principalmente pela boa infraestrutura e proximidade da Vila da Regata. Segundo ela, o ambiente é amplo, tem boa internet, vários espaços para trabalho, iluminação natural e segurança. “Absolutamente ótimo, perfeito”, elogiou a espanhola.