Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município terá primeira Usina de Reciclagem

Inauguração acontece no mês de julho
Data de inclusão: 26/06/2017 16:14

Eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, plástico e papel são materiais que ao serem jogados no lixo podem ser reaproveitados e transformados em novos materiais. Atualmente, duas cooperativas fazem parceria com o município para a realização deste trabalho que recicla 3% dos resíduos descartado pela população. Para aumentar este número e reduzir cada vez mais o impacto ambiental, Itajaí terá sua primeira Usina de Reciclagem, no bairro Canhanduba. Com fiscalização da Fundação do Meio Ambiente (FAMAI), a inauguração está prevista para meados de julho.

A Cooperfoz recebe os resíduos por meio da Coleta de Resíduos Recicláveis de Itajaí prestado pela empresa Ambiental, enquanto a Reciclavale trabalha em conjunto com o serviço Cata Treco da Secretaria de Obras no aproveitamento de equipamentos eletrônicos. A construção da usina permitirá às duas cooperativas parceiras do município, o melhor aproveitamento dos materiais, melhores condições de trabalho para os cooperadores e geração de empregos.

Segundo o Diretor de Projetos Ambientais e Resíduos da FAMAI, Cleber Luiz Afonso, a implantação deste centro de triagem serve de grande importância social para conscientização da população sobre os benefícios da reciclagem. “O maior benefício é para o município que conseguirá aumentar o número de materiais reciclados”, avalia.

A Usina está sendo acomodada em uma área de aproximadamente 3.344 m² entre a parte interna e externa, pertencente ao Município de Itajaí, e será composta por dois galpões, área administrativa, banheiros e refeitório. Um dos galpões será destinado a Cooperfoz com aproximadamente 1.000 m² e o outro a Reciclavale com perímetro de 500 m².

A obra faz parte de um acordo judicial entre a PB Internacional, a Prefeitura de Itajaí e o Ministério Público de Santa Catarina e tem o custo de aproximadamente 2 milhões de reais. O acordo também prevê a compra de duas vans para cada cooperativa transportar os funcionários.

______________________
Informações Adicionais
FAMAI
(47) 3348-8031
 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí