Lançado Censo Cadastral Previdenciário para efetivos

Recenseamento do Instituto de Previdência de Itajaí será entre 7 de agosto e 29 de setembro
Data de inclusão: 12/06/2017 12:06

O Instituto de Previdência de Itajaí (IPI), autarquia responsável pelo regime previdenciário dos servidores efetivos do Município de Itajaí, lançou na sexta-feira (09) o Censo Cadastral Previdenciário. No ato oficial de lançamento participaram secretários, superintendentes diretores e funcionários ligados à Gestão de Recursos Humanos, além do Prefeito Volnei Morastoni, da diretora do IPI Maria Elizabeth Bittencourt e do convidado Hélio Carneiro Fernandes coordenador de Integração e Relacionamento Institucional da Secretaria da Previdência.

“Este Censo que estamos lançando hoje é um dos pontos que representa nossa responsabilidade com os servidores. Estamos fazendo a nossa lição de casa”, avaliou o Prefeito Volnei Morastoni. A diretora do IPI Maria Elizabeth Bittencourt corroborou com a fala do prefeito ao classificar a importância do censo: “com os dados corretos garantimos a segurança financeira dos aposentados e dos que irão se aposentar”.

O coordenador de Integração e Relacionamento Institucional da Secretaria da Previdência Hélio Carneiro Fernandes aproveitou para destacar a preocupação do prefeito como gestor das finanças públicas. “O Brasil inteiro está discutindo as aposentadorias e são necessários dados fidedignos para reforçar estas questões financeiras”.

Sobre Censo Cadastral do Instituto de Previdência de Itajaí (IPI)

O Censo Cadastral será entre 7 de agosto e 29 de setembro deste ano. Serão convocados todos os servidores públicos titulares de cargo efetivo, ativos de todos os poderes, inclusive Câmara de Vereadores, Autarquias e Fundações vinculadas ao Regime Próprio de Previdência Social. Os 4535 servidores efetivos servidores serão convocados conforme cronograma estabelecido pelo IPI e o comparecimento é obrigatório. A agenda já está disponível e o servidor deve se apresentar com todos os documentos obrigatórios no horário e data determinados. (Confira a programação aqui).

O Censo terá como finalidades integração sistemas e bases de dados; incluir os dados cadastrais no Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social (CNIS/RPPS) e no eSocial; atualizar o cadastro dos servidores a cada ano; melhoria a qualidade dos dados dos segurados do IPI para efetivar avaliação atuarial consistente e garantir agilidade na concessão de aposentadorias e pensões.

Documentos obrigatórios

1) Documentos do Servidor:
Documento de Identificação com foto (Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação ou Cateira Profissional) com validade em todo o território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional;
CPF;
Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone - de um dos últimos 3 meses) ou declaração de residência quando não possuir nenhum comprovante em seu nome, conforme modelo disponibilizado no site censo2017.itajai.sc.gov.br;
Certidão de Casamento quando casado, separado ou divorciado, Declaração de União Estável feita perante tabelião ou declaração de união estável conforme modelo fornecido no site censo2017.itajai.sc.gov.br, quando companheiro(a) (atualizada dos últimos 03 meses);
Carteira de Trabalho - CTPS (não obrigatório);
Número do PASEP/PIS/NIT (caso não possua o servidor deverá solicitar extrato junto à Agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal);
Declaração da Chefia Imediata de cumprimento de expediente (modelo no site censo2017.itajai.sc.gov.br);
Declaração de Acúmulo de Cargos, Empregos, Funções e Proventos (modelo no site censo2017.itajai.sc.gov.br);
Declaração de Dependentes para fins de Imposto de Renda (apenas para dedução do desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte - modelo no site censo2017.itajai.sc.gov.br);

Se o servidor possuir tempo de contribuição anterior a data de ingresso no cargo efetivo junto ao Município:
Declaração de Tempo de Contribuição de outro Regime Próprio de Previdência Social, (Estados, outros Municipios, Autarquias, Fundações etc..) junto ao órgão competente;
Extrato de Tempo de Contribuição do INSS/CNIS (pode ser obtido junto ao SINE – Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego; MTE – Ministério do Trabalho e Emprego; na Agência do INSS ou pelo site: http://meu.inss.gov.br).

2) Documentos dos Dependentes
Certidão de Nascimento ou RG dos filhos menores de 21 (vinte e um) anos não emancipados e dos filhos inválidos;
CPF de todos os dependentes menores de 21 (vinte e um) anos ou inválidos e cônjuges (pode ser obtido junto às Agências dos Correiors, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal);
Termo de Tutela ou Curatela caso possua dependente incapaz;
Documento de identificação com foto e CPF, do Tutelado/Curatelado;
Laudo de invalidez ou atestado com CID, quando filho inválido, atualizado (03 meses);
Declaração de Inexistência de Dependentes Preferenciais (não obrigatório);
Obs: A documentação necessária para a realização do censo deverá ser apresentada de forma original ou através de cópias autenticadas.
A REALIZAÇÃO DO CENSO CADASTRAL PREVIDENCIÁRIO SERÁ PRESENCIAL, NO AUDITÓRIO DO PAÇO MUNICIPAL, AV. ALBERTO WERNER, 100 – VILA OPERÁRIA.
INFORME-SE SOBRE A DATA DO SEU AGENDAMENTO PELO SITE censo2017.itajai.sc.gov.br link AGENDAMENTO, (POR MÊS DE ANIVERSÁRIO E ORDEM ALFABÉTICA) OU JUNTO AO SEU RH. 0UTRAS DÚVIDAS PELO SITE censo2017.itajai.sc.gov.br , LINK PERGUNTAS E RESPOSTAS, email: censo2017.itajai@sc.gov.br OU TEL 3405-6000/33416011

Lançado Censo Cadastral Previdenciário para efetivos