Cortejos são destaques da Festa do Divino no fim de semana

Prefeito Volnei Morastoni será mordomo na missa desta sexta-feira (02)
Data de inclusão: 02/06/2017 14:32

A Festa do Divino Espírito Santo da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento que reúne os fiéis durante toda a semana encerra com os cortejos imperiais neste domingo (04). Ainda nesta sexta o Prefeito Volnei Morastoni participará da última missa preparatória para os Festejos do Divino, às 19h30. Volnei e a primeira-dama Nausicaa Morastoni são mordomos na noite de hoje, ou seja, são convidados especiais para participarem da celebração. A festa conta com o apoio da Fundação Cultural por se tratar de manifestação da cultura popular.

A partir de sábado (03), as celebrações começam mais cedo do lado de fora da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento com saída do cortejo imperial. As ruas próximas à igreja ganham cores e ares de séculos passados com as bandeiras do Divino Espírito Santo e, em especial, o cortejo formado por jovens trajados tal qual uma corte imperial. Os integrantes representam os dons e frutos do Espírito Santo e o casal imperador deste ano Renata e Amadeu Dagnoni Filho.

No sábado (03), o cortejo saíra da Praça Governador Irineu Bornhausen às 19h. No domingo (04) a saída das bandeiras e da corte será do Museu e Palácio Marcos Konder em dois horários: às 9h e às 17h30. Após cada cortejo, acontece a missa de Petencostes, celebração do Espírito Santo após 50 dias da Páscoa.

Bandeira do Divino visita a Prefeitura

Nesta quinta (01), uma das 52 bandeiras do Divino esteve na Prefeitura de Itajaí e foi até o gabinete para oficializar o convite ao Prefeito Volnei Morastoni e à primeira-dama para participarem dos festejos. As bandeiras representam a presença do Espírito de Deus entre as pessoas e as visitas são encaradas como gestos de caridade, devoção e promessas. As pessoas têm como costume amarrar na ponta da haste da bandeira fitas de seu tamanho com nomes e promessas escritas.

O pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento Sérgio José de Souza explica que “a festa do Espírito Santo é celebrada por toda a Igreja. É a vindo do Espírito de Deus, quando acontece o nascimento da Igreja. E nesta festa popular se manifesta como espírito de caridade e de partilha, como uma doação. Nós dizemos que as bandeiras saíram pobres e voltaram ricas: cheias das fitas que as pessoas visitadas colocam em forma de pedidos”.
Informações Adicionais:

Paróquia Santíssimo Sacramento