Projeto valoriza brincadeiras na infância

Semana do Brincar segue até sexta-feira (28) nas Unidades de Educação Infantil
Data de inclusão: 23/05/2017 16:29

Alice Rosa, 4 anos, gosta de brincar de boneca e escalar escadas. “Também gosto de brincar com a mamãe.”, diz, enquanto corre entre os brinquedos instalados no Átrio da Prefeitura Municipal de Itajaí. Brincar fortalece os vínculos da criança com o meio em que vive, com as pessoas com as quais convive e com as experiências com as quais ela aprenderá sobre o mundo.

Por isso, o Movimento Aliança pela Infância criou a Semana Mundial do Brincar, de 21 a 28 de maio de 2017, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável. Em Santa Catarina, Itajaí, Florianópolis e Jaraguá do Sul foram as cidades que aderiram à Semana. “É através da brincadeira que a criança se expressa.”, comentou a diretora do CEI Vereador Heluiz Antonio Moraes Gonzaga.

Todas as unidades de educação infantil de Itajaí estão com uma programação especial essa semana, em que brincadeiras, atividades e intervenções para as crianças foram priorizadas. Também foram sugeridos que cada unidade explore a criatividade ao propor ações que favoreçam o brincar e ocupe as praças, parques ou campinhos do entorno do CEI.

“Brincar faz parte da cultura infantil e é muito importante para a criança explorar os espaços fora da escola ou de casa, como as praças”, explicou a professora Rosemeire da Silva. Rosemeire levou os seus 25 alunos do Jardim II para brincar na exposição de releituras das obras do artista plástico Ivan Cruz e de brinquedos produzidos por alguns Centros de Educação Infantil, no Átrio da Prefeitura.

A participação da família nas brincadeiras também é extremamente importante para o desenvolvimento infantil. No CEI Ver. Heluiz Gonzaga, os responsáveis pelas crianças confeccionaram brinquedos, que estão expostos no pátio do Centro. Pipas, aviãozinhos, vai-e-vem, peteca e cavalinhos de pau foram algumas das peças fabricadas. Após a Semana do Brincar, os 230 alunos poderão aproveitar os brinquedos que foram produzidos pelos seus familiares.

Informações Adicionais

Projeto valoriza brincadeiras na infância