Município de Itajaí instaura plano de emergência para o transporte coletivo

Em caso de greve nesta segunda-feira (08), transporte alternativo atenderá a comunidade
Data de inclusão: 07/05/2017 17:19

Diante do comunicado oficial de greve dos funcionários da empresa Coletivo Itajaí, a partir da manhã desta segunda-feira (08), o Município de Itajaí instaurou um plano de emergência para garantir a prestação de serviços à comunidade. Às 4h30 desta madrugada, o prefeito Volnei Morastoni participará de assembleia com os trabalhadores para conclamar a não paralisação das atividades. No caso de eventual resistência, ônibus, micro-ônibus, vans e táxis concordaram em auxiliar o município no atendimento emergencial com preço tabelado.

“O transporte coletivo é um serviço essencial para a população. Por isso, nós estamos aqui reunidos há dois dias, sábado e domingo, elaborando um plano emergencial para uma eventual paralisação deste serviço à população. Estamos montando dois planos, um plano A e um plano B. No plano A, vamos tentar de todas as formas evitar a paralisação. E no plano B, se por ventura houver a paralisação, um atendimento emergencial”, esclarece o prefeito.

A crise no transporte público de Itajaí é uma realidade que vem sendo enfrentada sistematicamente pela gestão municipal. Regulamentação das penalidades para as infrações cometidas, fiscalizações diárias nos ônibus e terminais, aplicação de multas e elaboração de um novo edital de licitação para contratação da nova concessionária do transporte público estão entre as medidas já adotadas para combater a má prestação de serviço da Coletivo Itajaí.

Apesar de todos os esforços da municipalidade, a empresa continua não oferecendo o transporte de qualidade à população, operando com linhas e horários reduzidos. Na sexta-feira (05), comunicou por escrito que efetuaria o pagamento dos salários em duas parcelas, sendo a primeira no dia 08 e a segunda no dia 18 de maio. Juntamente com o sindicato da categoria, os trabalhadores informaram ao Município de Itajaí que não trabalharão diante destas condições impostas pela empresa.

Uma assembleia está marcada para as 4h30 desta segunda-feira, quando os funcionários da Coletivo Itajaí deliberarão sobre a paralisação ou não das atividades. O prefeito Volnei Morastoni participará do encontro para apelar aos motoristas e cobradores que evitem a greve. O prefeito se solidariza com a insegurança vivida pelos trabalhadores e é para dar fim ao drama enfrentado todos os meses que ele se instaurou uma força tarefa para contratar, se necessário, uma empresa em caráter de emergência, até que se conclua o processo licitatório e uma nova concessionária opere definitivamente.

“Estamos envidando todos os esforços e negociando com a empresa de transporte coletivo para que outra empresa, e há uma empresa regional em negociações avançadas e com possibilidades reais de substituir a empresa de transporte coletivo de Itajaí. Isso poderá ocorrer nos próximos dias. E por isso farei esse apelo aos motoristas para evitarem a paralisação. Até porque, havendo uma nova empresa, a maioria dos motoristas poderá ser aproveitada por essa nova empresa que fará o emergencial”, esclarece Volnei.

Plano emergencial

Caso os trabalhadores da Coletivo Itajaí não acatem ao apelo do prefeito e confirmem a paralisação das atividades nesta segunda-feira (08), será adotado um plano emergencial. Durante todo o fim de semana, as secretarias municipais se reuniram com o prefeito Volnei Morastoni para encontrar alternativas que garantam o atendimento da população neste momento de crise.

Proprietários de ônibus, micro-ônibus e vans foram convocados e aceitaram integrar um roteiro emergencial, com linhas e horários alternativos, a partir de segunda-feira pela manhã. O valor fixo será de R$ 4 para ônibus e R$ 5 para micros e vans.

Taxistas também colaboram com o poder público e vão atender em formato de fretamento: a partir de dois passageiros, poderá transitar com o taxímetro desligado e cobrar a taxa de R$ 4 por pessoa.

Neste momento de dificuldade, o prefeito Volnei Morastoni também apela à carona solidária, para que as pessoas possam se ajudar mutuamente, além de pedir aos empregadores de todos os setores para que tolerem um eventual atraso dos seus colaboradores.

“Nós estamos firmemente empenhados em encontrar uma solução definitiva e encaminhando todas as medidas para um novo edital do transporte coletivo de boa qualidade para nossa cidade”, reforça Volnei.

Frota confirmada*
*Sujeita a alterações

35 ônibus
12 vans