Secretaria de Pesca divulga relatório da Rádio Costeira de abril

Foram registradas 2015 transmissões
Data de inclusão: 04/05/2017 13:56

A Rádio Costeira de Itajaí divulgou o relatório com os 2015 atendimentos do mês de abril de 2017. O projeto é mantido pela Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí para atender as embarcações nas regiões Sudeste/Sul, com alcance desde o Chuí até o Espírito Santo para emitir boletins de previsão do tempo e avisos aos navegantes.

O relatório aponta 574 informações prestadas sobre o trabalho das embarcações, 356 transmissões e solicitações de previsão do tempo, 322 informações sobre saídas e 231 entradas da barra do Rio Itajaí-Açu. Além 171 transmissões de segurança à sobre atividades do navio PSC Vega, realizando testes sísmicos na Costa da Bacia de Santos. Assim também 107 recados de empresas e 37 recados particulares, 70 testes de rádio, 70 sobre navegação para pesqueiros, 38 sobre atracações e 8 sobre ancoragens.

Também foram prestadas 16 informações sobre barcos à deriva, 8 recados relacionados à familiares, 4 sobre problemas mecânicos, 2 notas de falecimento e 1 solicitação de socorro.

A Rádio Costeira funciona 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias e tem como metas atender toda e qualquer solicitação do trabalhador ou pescador em alto mar; atender aos familiares dos trabalhadores/pescadores; fornecer boletins de previsão meteorológica e repasse de informações meteorológicas. Além disso, também realiza apoio às embarcações e suas tripulações em qualquer adversidade com o objetivo de salva-guarda da vida humana no mar.

A movimentação da frota pesqueira pode ser acompanhada por toda a comunidade pelo site da prefeitura ww.itajai.sc.gov.br através do ícone da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura. A emissora conta com equipamentos de frequência diferentes em VHF (canais 16 e 22) e SSB (canais 4425,60 e 5300). Os rádio operadores trabalham em regime de escala em turno de seis horas.

Informações Adicionais:

Secretaria de Pesca e Aquicultura